Cidades

Dois meses após pedido de socorro, moradores de Itaipuaçu continuam sofrendo

Atualizada em 30/11.

Imagem ilustrativa da imagem Dois meses após pedido de socorro, moradores de Itaipuaçu continuam sofrendo
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
Moradores pedem socorro. Foto: Marcelo Tavares

Moradores do Jardim Atlântico, no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, continuam sofrendo com falta de asfalto, ruas esburacadas e alagamentos devido a chuvas e esgoto a céu aberto. O problema se estende ao interior das residências e já ocorre há cerca de quatro anos, segundo os denunciantes.

Os maiores problemas ocorrem na Rua 55, no entanto, moradores relatam descaso desde a Rua 42. De acordo com Fernando Amarante, 68 anos, aposentado e morador da Rua 55 há mais de 40 anos, a situação está cada vez pior.

“Com a falta de escoamento, a água da chuva não tem para aonde ir, então ela começa a entrar para dentro das residências. Quando chove eu só consigo entrar e sair de casa usando botas. Eu tinha reformado minha casa toda, agora ela está caindo aos pedaços, cheia de mofo”.

Fernando Amarante.

A funcionária pública e moradora da região, Márcia Regina, conta que precisou improvisar uma ponte de madeira para entrar em casa.

“Só consigo entrar na minha casa se for assim e ainda assim nos fundos é impossível transitar, porque a água não tem para aonde sair. Moro com minha filha que é deficiente auditiva, tenho duas netas e elas ficam de bota o dia todo”.

Márcia Regina.
Suite caso maricá alagamento
Ruas ficam alagadas mesmo após chuvas. Foto: Marcelo Tavares

Na mesma rua, a moradora Estela Barbosa, que mora com a filha de 5 anos, relata que o esgoto da sua casa tem transbordado no quintal.

“Eu tenho uma filha e eu não deixo ela ficar no quintal, porque tenho com medo dela pegar alguma doença por causa do esgoto. Ou seja, apesar de ter uma casa com os fundos grande e um quintal, ela não pode brincar, tem que ficar trancada dentro de casa”.

Estela Barbosa

Moradores sem resposta

Preocupados com a situação, há cerca de dois meses, moradores colocaram uma placa com pedido de “socorro” na Avenida 2. Na ocasião uma equipe de reportagem do Enfoco esteve no local e cobrou um posicionamento da prefeitura, no entanto, até esta segunda-feira (8) nenhuma intervenção foi realizada.

De acordo com Wellington Mendonça, um dos responsáveis pela colocação da última faixa, a população continua pedindo socorro e mais três faixas serão colocadas ainda nesta segunda-feira (8), na tentativa de chamar a atenção da prefeitura.

Procurada, a Prefeitura de Maricá informa que a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) realiza intervenções de urbanização e drenagem por todo o município. As equipes atuam nesta terça-feira (30/11) na manutenção de três vias de Itaipuaçu: Rua Governador Leonel Brizola, Avenida Gilberto de Carvalho e Estrada de Itaipuaçu.

Quanto à pavimentação na Rua 55, no Jardim Atlântico, o projeto está em desenvolvimento na Somar, com estudo topográfico já realizado pelos técnicos. A previsão é de que a obra seja iniciada no primeiro semestre de 2022.

Em relação ao saneamento básico, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) lançou recentemente o Programa Sanear Maricá para garantir o tratamento adequado de esgoto na cidade, começando por áreas carentes da região de Itaipuaçu, que não dispõe de rede de esgotamento sanitário.

< Expulsa pelo tráfico em Niterói de volta com ajuda da polícia GAS Consultoria terá que ressarcir investidor em R$ 244 mil <