Cidades
Entrega extra de cartão auxílio aos MEIs de Niterói neste sábado
O microempreendedor individual (MEI) de Niterói que solicitou o auxílio da Prefeitura, através de cadastro, mas perdeu a data para retirar o cartão vai ter mais uma chance. Neste sábado (18) o Caminho Niemeyer irá abrir de 9h às 13h apenas para a entrega do cartão-benefício de quem perdeu a data. A informação foi confirmada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT), na noite desta sexta-feira (17).
De acordo com o prefeito, já foram entregues mais de 6 mil cartões para os MEIs da cidade. Estes empreendedores irão receber um auxílio de R$ 500,00 depositado pelos próximos três meses. O objetivo da Prefeitura é reduzir o impacto econômico e social causado pela pandemia do novo coronavírus.
O governo municipal anunciou também que cerca de três mil empreendedores perderam a data e ficaram de fora do projeto, por isso a prefeitura irá abrir uma 'segunda chamada' para os interessados. A nova data para reabertura de cadastro ainda não foi divulgada.
Cronograma da renda básica
A entrega dos cartões para recebimento do auxílio financeiro para 35 mil famílias de Niterói vinculadas ao Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) será de segunda (20) a sexta-feira (24), em nove pontos de distribuição da cidade.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael, a divisão das famílias será feita a partir da inicial do nome da pessoa responsável pela renda. Desta forma, na segunda-feira (20) serão os nomes que começam com as letras A, B e C. No dia seguinte, é a vez das iniciais D, E, F, G, H, I.
Na quarta, serão entregues os cartões cujos nomes começam com J, K e L. Na quinta-feira (23), é a vez das iniciais M, N, O, P e Q. Já no último dia, na sexta-feira (24), recebem os cartões os beneficiários com nomes de R a Z. A distribuição será feita em quatro horários: de 9h às 11h; de 11h às 13h; de 13h às 15h; e de 15h às 17h.
"O beneficiário precisa verificar quando está agendado para receber o cartão. Fizemos todo um esforço para evitar qualquer tipo de aglomeração, que pudesse criar risco de contágio do coronavírus. Por favor, verifique o dia, o lugar e que horas você vai receber o cartão. É importante que você vá no dia agendado. Se você chegar fora do horário, seu cartão não vai estar disponível", alertou o secretário.
Pontos de entrega
Os nove pontos de entrega são: CIEP Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, no Caramujo; Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí; Caminho Niemeyer, no Centro; Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Jurujuba; CIEP 450 Di Cavalcanti, no Badu; Horto do Barreto; Horto do Fonseca; Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga; e UMEI Vale Feliz, no Engenho do Mato.
Expansão do benefício
O auxílio consiste no pagamento de R$500 mensais, pelo período de três meses, para mitigar os impactos do período de isolamento social para famílias, que tem uma renda per capita de meio salário mínimo. Questionado sobre a ampliação do benefício para pessoas sem vínculo com o CadÚnico, Neves afirmou que precisa seguir a legislação.
"O prefeito pode fazer muita coisa, mas não tudo. Há uma lei que tenho que obedecer e só permite a entrega dos cartões para famílias do CadÚnico. Não é vontade do prefeito não querer entregar cartão para pessoas que não tem cadastro. Mas me comprometo a buscar junto à Procuradoria do município, uma maneira para adequar essa lei, a fim de atender todos que precisam. Mas essa adequação ainda precisará ser aprovada pelo poder Legislativo", disse Neves.
Colaboração de Matheus Merlim.
Publicada às 19h44, atualizada às 20h27
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!