Cidades
Escola é inaugurada no aniversário de Niterói
Pelo menos 240 alunos que ainda serão matriculados pelos pais ou responsáveis e divididos em 10 turmas, criadas em uma nova escola entregue pela prefeitura de Niterói, nesta sexta-feira (22) — data em que a cidade comemora os seus 446 anos, já contam com um motivo para sorrir. Decidindo focar na área da Educação, o prefeito Rodrigo Neves inaugurou a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Vale Feliz, no Engenho do Mato, Região Oceânica, às 16h. Como uma forma de presente, a escola entregue pela gestão Executiva vai atender uma antiga reivindicação dos moradores da área.
Serão atendidos alunos de 2 aos 5 anos da Educação infantil e 1º ano do ensino fundamental. A data escolhida para o início da disponibilização das matrículas deve ser anunciada até o mês de janeiro. As inscrições serão realizadas na própria unidade escolar.
O prédio da escola tem dois andares e conta com um elevador. São 10 salas de aula, sala de recursos, sala de multimeios, sala de professores, sala de direção, secretaria, refeitório, cozinha e uma quadra esportiva coberta com vestiários.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse estar muito emocionado com a inauguração.
"Hoje já participei de vários eventos eventos e estou muito emocionado, passa um filme na minha cabeça. Em 2013, quando assumi a prefeitura, tínhamos uma sequência de notícias ruins em várias áreas. A partir de então nós encaramos a crise, que foi uma oportunidade excepcional de mudarmos as coisas e aqui está um dos resultados. Niterói está de cabeça para cima e com a sensação de dever cumprido", disse.
Sustentabilidade
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, esta é a 25ª unidade espalhada ao redor da cidade. Nela existem duas grandes novidades, sendo: os sistemas de aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar, sendo um equipamento totalmente sustentável.
“O aproveitamento da água da chuva foi idealizado dentro de uma planejamento estruturado para fazermos essa captação e usarmos nos sanitários. Esse será o formato. É uma forma incrível de estarmos dentro do contexto da sustentabilidade. A gente já vinha fazendo a ideia de energia solar em outras unidades, mas sobre o sistema de aproveitamento de água, essa é a primeira vez”, explicou Bruno.
As instalações da unidade foram construídas de acordo com as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, além de totalmente climatizada, já conta com o uso dessas novas tecnologias.
Interessada em matricular os seus filhos de 6 e 13 anos na unidade recém-inaugurada, Aline Duarte, de 30 anos, fez questão de marcar presença no local, na companhia de vizinhos, a fim de entender como vai funcionar o processo de matrícula.
“Estou muito feliz com tudo isso aqui e aproveitei para me informar melhor. É muita criança para pouca escola, então essa unidade foi uma mão na roda para as mães que precisam trabalhar. Tomara que a ideia da prefeitura seja de ampliar mais e mais escolas. Estou ansiosa!”, comemorou.
Programa Mais Infância
A nova Umei integra o Programa Mais Infância, lançado em 2013, que tem por objetivo expandir o número de vagas e garantir o acesso à educação infantil no município. Parte dos recursos é proveniente do Governo Federal através do Programa Brasil Carinhoso.
Ressaltando o sucesso do Programa, a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, disse que o projeto qualificou diversos profissionais.
“Nós temos um excelente projeto pedagógico em andamento. Cada detalhe dessa unidade aqui no Vale Feliz foi minimamente pensado, no que tange a sustentabilidade. Juntos, nós construímos unidades que proporcionem condições físicas e pedagógicas para um bom trabalho. O nosso objetivo é atender toda a população de Niterói”, destacou.
O Mais Infância, que em 2014 ganhou reconhecimento internacional durante o XI Colóquio Luso-Afro Brasileiro realizado em Portugal, é desenvolvido através de quatro vertentes: municipalização de escolas estaduais, incorporação de creches comunitárias, inauguração e reforma das unidades existentes.
Também estiveram presentes na inauguração o prefeito Rodrigo Neves, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) Axel Grael, além dos deputados estaduais Waldeck Carneiro (PT) e Paulo Bagueira (Solidariedade) e os vereadores Atratino (PMDB) e Betinho (Solidariedade).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!