Cidades
Espécie de baleia jubarte é encontrada morta na Região Oceânica de Niterói
Publicada às 16h51 / atualizada às 20h01
Uma baleia foi encontrada morta na orla da praia de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, na tarde deste sábado (2).
O mamífero, aparentemente da espécie Jubarte, chegou a encalhar na faixa da areia, mas acabou retornando ao mar. Segundo profissionais Guarda-Vidas que trabalham no local, o animal tem cerca de 15 metros e foi visto por volta das 14h30.
O quartel de Itaipu foi avisado sobre o ocorrido. Equipes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da UERJ (Maqua) estão a caminho. Os pesquisadores utilizam o material genético dos mamíferos para análise e estudos sobre a causa da morte, no entanto, não são os responsáveis pela retirada.
A prefeitura de Niterói foi questionada sobre o caso e respondeu que a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) foi acionada para a remoção da carcaça de uma baleia encontrada na praia de Camboinhas em apoio à operação de biólogos e veterinários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que estavam no local. A equipe da Clin estará realizando o monitoramento até que a carcaça encalhe na areia e possa ser retirada.
Casos
Segundo os pesquisadores do laboratório, o encalhe de baleias no litoral do Rio é comum em certas épocas do ano. Em maio, um tubarão-baleia foi encontrado encalhado na praia de Jaconé, em Maricá. O animal da espécie Rhincodon typus foi achado já sem vida na areia da praia próximo à Rua 1.
Medindo cerca de 6 metros e pesando aproximadamente 5 toneladas, a carcaça foi removida por uma equipe da Autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e levada um local apropriado de descarte.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!