Cidades

Estação de tratamento de esgoto é inaugurada no Sapê

A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta quarta-feira (5) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro do Sapê, Região de Pendotiba. A construção inaugurada no Dia do Meio Ambiente é uma parceria com a concessionária Águas de Niterói e conta com um investimento de R$ 36 milhões em saneamento básico.

A unidade que será a nona em operação na cidade, terá capacidade para tratar até 63 litros de esgoto por segundo, atendendo os bairros do Sapê, Ititioca, parte de Santa Bárbara e Caramujo.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização, Axel Grael, destacou a importância da inauguração para à cidade de Niterói e também para o mundo, no Dia Mundial do Meio Ambiente em que todo planeta está discutindo sobre a necessidade de caminhar em direção à sustentabilidade.

“É um dia feliz pra todos nós que acompanhamos a construção da estação de tratamento de esgoto e que mais do que isso, viemos acompanhando a mudança de Niterói para uma cidade referência no país se tratando de saneamento. É uma questão importante para o meio ambiente da cidade, os rios ficarão mais limpos, nós teremos uma contribuição da cidade para a Baía de Guanabara o que também contribui para saúde da população”, finalizou o secretário.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, parabenizou todos os funcionários envolvidos na construção da estação e relatou que o município tem o maior índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com ele, a cidade já conta com 100% de água tratada.

“Quero parabenizar os servidores da águas de Niterói que são um exemplo para o Brasil. Eu tenho muito orgulho de Niterói hoje graças a essa parceria público privada ser o primeiro lugar em saneamento do Rio de Janeiro e um dos melhores do país”, relatou o prefeito.

De acordo com Alexandre Boaretto, superintendente da Águas de Niterói, disse que a parceria com a prefeitura é um grande ganho para a cidade.

“A ETE Sapê contará com uma tecnologia de ponta utilizada com muito sucesso na ETE Maria Paula. Esse será mais um passo importante rumo à universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade”, destacou.

< Linha 66C que faz trajeto São Lourenço - Centro pode diminuir Começa nesta quinta despejo de moradores no Centro de Niterói <