Logo Enfoco


    Cidades

    Estado do Rio entregou neste feriado maior lote de vacinas contra Covid-19

    Publicado 03/04/2021 às 7:52 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Estado do Rio entregou neste feriado maior lote de vacinas contra Covid-19
    Foram enviadas mais de 890 mil doses dos imunizantes aos 92 municípios. Foto: Ascom/Secretaria Estadual de Saúde

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (02), a 11ª entrega de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Foram distribuídas 896.400 doses, sendo 825.400 de CoronaVac e 71 mil doses de Oxford/Astrazeneca. Este foi o maior carregamento de imunizantes enviado às cidades fluminenses desde o início da campanha. A operação, que começou às 6h, foi concluída em oito horas.

    As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fizeram as retiradas por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Os outros 88 municípios receberam os lotes, em operação aérea finalizada às 14h, com apoio de sete helicópteros, sendo dois do Governo do Estado, dois da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros e um da Secretaria de Estado de Polícia Militar.  As aeronaves decolaram do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM, também em Niterói, a partir das 7h.

    "A entrega dos imunizantes em todo o estado tem envolvido uma importante operação logística, coordenada por profissionais muito capacitados da Secretaria de Estado de Saúde. A partir do momento em que as doses são entregues pelo Ministério da Saúde, inicia-se o processo contínuo de checagem de quantidades e temperaturas, da divisão de lotes para os municípios, até o momento em que se inicia a distribuição. Muitas destas etapas ocorrem durante a madrugada para que o quanto antes as vacinas estejam distribuídas em todo o estado. Do momento de saída do CGA até a finalização das entregas nos municípios, a operação durou apenas oito horas", disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

    A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) esclarece que segue cumprindo as recomendações preconizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com a Nota Técnica 297, divulgada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (31), fica recomendada a vacinação dos "segmentos das forças de segurança e salvamento, bem como das forças armadas que vêm atuando diretamente nas ações de controle da pandemia".

    A nota orienta ainda que o quantitativo de vacinas destinado às forças de segurança será enviado de forma escalonada e proporcional, destinado exclusivamente para a vacinação destes grupos. As doses enviadas aos municípios não sofreram impacto com a inclusão destas categorias, uma vez que continuam sendo separadas de forma proporcional para cada grupo a ser vacinado.

    A SES reforça a importância do Calendário Único de Vacinação, que tem como objetivo unificar as ações de imunização contra a Covid-19 e evitar o contágio e propagação de vírus em grupos que atuam em ações de enfrentamento da pandemia.

    Doses recebidas e enviadas

    A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), até esta quinta-feira (01), 4.391.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 3.865.520 da CoronaVac e 525.600 da Oxford/AstraZeneca.

    Com as entregas realizadas nesta sexta-feira (02), foram distribuídas 4.374.120 doses dos imunizantes, sendo 2.749.540 para primeira aplicação e 1.624.580 para segunda aplicação.

    Vacinação

    Até as 9h desta sexta-feira (02), o estado registrava 1.228.026 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 360.678 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Mais de 7 mil autuações por descumprir medidas restritivas no Rio

    Próximo artigo
    >

    Polícia acaba com almoço de 'Rainha do tráfico' em São Gonçalo

    Relacionados em Cidades