Cidades

Estado oferece incentivo a produtores para alavancar vendas na primavera

Imagem ilustrativa da imagem Estado oferece incentivo a produtores para alavancar vendas na primavera
Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento oferece o Programa Florescer, uma das linhas de crédito do Agrofundo, com empréstimos a juros baixos.  Foto: divulgação

A chegada da primavera, que começa oficialmente na tarde desta quarta-feira, dia 22, é cercada de muita expectativa entre os produtores de flores fluminenses. E, para quem busca um suporte capaz de aumentar a produção, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento oferece o Programa Florescer, uma das linhas de crédito do Agrofundo, com empréstimos a juros baixos. 

O Rio de Janeiro é um dos principais estados na produção de flores no país e ocupa a segunda posição no ranking nacional da atividade. Com uma produção diversa, abrange vários segmentos, tais como: flores de corte, folhagens, planta forração, plantas de paisagismo, plantas de jardim e grama. 

O carro-chefe no estado está na produção de flores de corte, principalmente na Região Serrana. Nova Friburgo figura, de uma maneira geral, como o maior produtor de flores, e Bom Jardim se destaca como principal produtor de rosas no estado.

"Temos um imenso orgulho de ver nossa produção de flores ocupar o segundo lugar no país, mesmo depois de um ano difícil, como o de 2020, em função da pandemia. A manutenção ao fomento e a disponibilização de créditos ao nosso produtor seguem sendo uma prioridade para seguirmos firmes entre os primeiros do país", destacou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

A Região Serrana, por seus aspectos climáticos e geográficos, é muito procurada para o desenvolvimento da floricultura. Em meio a pandemia, muitas áreas de produção ficaram pelo caminho, mas novas regiões estão sendo renovadas.

"A primavera começa com uma grande explosão de flores no campo. As mais vendidas nesta época são: rosa, gérbera, astromélia, crisântemo-margarida, lírio, entre outras. A oferta e a variedade são muito grandes. O mercado está voltando lentamente para a normalidade, e os produtores conseguem atender a demanda. A expectativa é de um aumento considerável na venda de flores, pois é uma característica bem marcante desta estação", explica Nazaré Dias, gerente setorial do Florescer.

A produção de rosas tem enorme destaque em Bom Jardim, cidade que possui cerca de um milhão de pés plantados. Nova Friburgo vem em seguida, com 300 mil pés. 

O produtor José Roque Barroso, que vive em de Bom Jardim, cultiva flores há 42 anos e conseguiu dar a volta por cima com a ajuda do Agrofundo.

"Quando comecei era somente o cultivo de palmas; hoje, trabalho com rosa, gérbera, tango e astromélia. Durante a pandemia, trabalhamos sem renda para não deixarmos de produzir. E, naquele momento, o Programa Florescer foi fundamental e nos ajudou muito", explicou Roque.

Como solicitar

Para solicitar o empréstimo, entre em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou pelo seguinte e-mail: [email protected].

< Flamengo vence Barcelona de Guayaquil e abre vantagem na semi da Libertadores Ministério da Saúde volta a recomendar vacina em adolescentes <