Metrô
Estado vai abrir chamamento público para obras da Linha 3
Previsão de lançamento deve ser na próxima semana
O Governo do Estado deve lançar na próxima semana um "chamamento público" visando à modelagem da licitação para as obras da Linha 3 do metrô, que deverá ligar a Praça XV, no Centro do Rio, a Itaboraí, passando por Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana. A informação é da "Band News FM" e, de acordo com o veículo, passada pelo secretário estadual de Transportes, Washington Reis.
Chamamento público é um procedimento feito para executar atividades ou projetos que são de interesse da população. A parceria é celebrada através de termos de colaboração, fomento ou acordos de cooperação.
Leia+: Linha 3 do metrô: uma promessa que atravessa gerações
O desenho mais recente da Linha 3 remonta a 2015 e descreve o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. A proposta inicial é conectar o Centro do Rio de Janeiro a Niterói através de um metrô que seguiria um túnel subaquático sob a Baía de Guanabara.
Após atravessar a Baía, a linha do metrô seguiria o antigo trajeto da linha de trem, passando por Alcântara e chegando à Estação Guaxindiba.
Um estudo de viabilidade está em andamento para determinar se a futura Linha 3 será subterrânea, em superfície ou se será necessária uma travessia ferroviária sob a Baía de Guanabara.
Procurada, a Secretaria Estadual Transportes não respondeu sobre o assunto até a postagem desta reportagem.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!