Zona Norte
Estátua da Liberdade surge no alto do Complexo do Alemão
Monumento foi erguido por empresário e cenógrafo
Uma réplica da estátua da Liberdade foi pré-inaugurada no alto do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, na noite desta segunda-feira (15), com direito a fogos de artifício para apreciação dos moradores. O teste gerou curiosidade nas redes sociais.
O cenógrafo Pedro Almeida é o responsável pela elaboração da peça luminosa de 20 metros. Ele diz que a estátua significa uma "representatividade para nossas comunidades". A peça foi produzida em três semanas.
A inauguração oficial está prevista para esta quarta-feira (17), às 21h. A partir daí, todos os dias a estátua acenderá através de uma fotocélula.
"Acenderá assim que anoitecer e apagará assim que clarear", explicou Pedro ao ENFOCO.
A área que recebe o monumento é conhecida como 'Caixa D'Água', no topo da comunidade. "No momento ela está vazia e, aparentemente, sem funcionamento", afirma Pedro.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, informou que desconhece a réplica que foi instalada na localidade.
Os registros da pirotecnia feita nesta segunda circulam pela internet. A peça original fica em Nova York (EUA).
Segundo a organização, a ideia de implementar o monumento serve para promover os pontos turísticos mais famosos ao redor do mundo
Pedro, que é um dos diretores de uma empresa especializada em entretenimento nas favelas, revela que a peça é uma iniciativa própria, em conjunto com alguns moradores da região.
"Foi um trabalho a várias mãos. A comunidade ajudou com mão de obra, amigos, minha empresa", disse.
Segundo a organização, a ideia de implementar o monumento foi de promover os pontos turísticos mais famosos ao redor do mundo, só que de forma próxima ao cotidiano de quem vive no Alemão.
Logo depois do nosso querido Cristo Redentor ter sido homenageado na Penha fizemos a estátua [da Liberdade] para representar o sonho de todo favelado em ir à Disney, ir a Nova York, poder viajar
O objetivo, segundo a direção da empresa, é lembrar que os sonhos são possíveis. "Toda vez que olharem para cima lembrem-se e acreditem que todos nós podemos", apontou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!