Cidades
Europeus em Maricá para conhecer os 'Vermelhinhos'
Representantes da Europa visitaram Maricá na manhã desta quinta-feira (19) para conhecer o transporte público com tarifa zero da cidade, conhecidos como 'Vermelhinhos'.
A comitiva participou do 1° Seminário Internacional sobre Políticas Públicas e Financiamento do Transporte Público - Transporte como direito social e caminhos para Tarifa Zero, que aconteceu entre 16 a 18 em Niterói, mas vieram a Maricá para uma visita técnica.
Os representantes tiveram a oportunidade de embarcarem nos ‘Vermelhinhos’ e conheceram um pouco do transporte público gratuito da cidade.
O vice-prefeito da cidade, Marcos Ribeiro, falou do reconhecimento nacional e internacional do programa Tarifa Zero da prefeitura de Maricá.
“Esse projeto, que foi audacioso desde o começo, está tendo reconhecimento nacional e internacional. O mundo agora está de olho nisso, o transporte gratuito garante economia doméstica para população, essa é a importância de termos a tarifa zero”, destacou o vice-prefeito.
Chefe do escritório da União Europeia em Tallin, na Estônia, principal cidade a adotar tarifa zero no mundo, Allan Alaküla falou da qualidade do serviço.
“Tínhamos o conhecimento de Maricá. A tarifa zero foi extremamente importante para Tallin saber que existem cidades disponíveis no mundo todo, onde a prática também existe, usamos extensivamente Maricá como estratégia de comunicação. A cidade comparada com o tamanho de Tallin, seria o tamanho da segunda maior cidade da Estônia. É notório, que o município se preocupa com o transporte público”, declarou.
O orçamento gasto em transporte público pelas famílias, da Região Metropolitana do Rio, serviu como fonte de estudo para o economista, Vitor Mihessen, que participou da visita técnica.
“Fiz graduação e mestrado estudando o peso do transporte no orçamento familiar, na Região Metropolitana do Rio, hoje estou tendo a experiência de conhecer, em Maricá, a aplicação da Tarifa Zero. É paradigmática para o Brasil e para o mundo. Estudos mostram que pessoas gastavam mais com transporte do que com alimentação em consumos diários e isso é inadmissível”, explicou.
Pioneirismo
Presidente da empresa Pública de Transporte (EPT), Celso Haddad, ressalta a cidade como pioneira no país com Tarifa Zero.
“Maricá é única cidade do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, com transporte Tarifa Zero. O projeto do transporte público de qualidade com tarifa zero, os vermelhinhos, está sendo difundida no Estado e no nosso país, essa parceria com Fundação Rosa Luxemburgo permite que vejam Maricá como pioneira com Tarifa Zero”, contou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!