Arte

Exposição de arte em shopping de Niterói vira polêmica. Entenda

Artista alega que sua obra foi censurada após vídeos nas redes

O artista Diego Moura no dia da inauguração da mostra
O artista Diego Moura no dia da inauguração da mostra |  Foto: Divulgação
 

A mostra de arte digital “Abecedário da diversidade”, do artista plástico Diego Moura, que estava em cartaz no Plaza Shopping, em Niterói, foi retirada do espaço em menos de 24h de sua inauguração. Em nota, a administração do shopping diz que a exposição foi transferida de local para 'não impactar o fluxo' durante o período de vendas de Dia dos Namorados. Em vídeo divulgado no fim desta manhã (11), Diego afirma: Sofri violência e desrespeito!

O artista acredita ter sido censurado depois que o vereador de Niterói e pré-candidato a deputado estadual pelo PL do Rio de Janeiro, Douglas Gomes, gravou vídeos no local e o publicou em suas redes sociais, dizendo que a mostra era imprópria e “um absurdo e desrespeito com os pais e crianças” e que o shopping “trabalhava para sexualizar as crianças”.

De acordo com Diego, o shopping contratou sua exposição a cerca de um mês para comemorar de maneira lúdica e informativa o mês do Orgulho LGBT. 

"Construí uma exposição com o propósito de juntar arte e educação, e tinha como base explicar o que cada letra da sigla LGBTQIAP+ significa de forma rápida e leve. Depois que fiz todo o projeto, apresentei para o shopping, passou pela equipe de diversidade, tiveram alguns reajustes e seguimos. Na última quinta-feira, dia 9, ela entrou em cartaz e para meu espanto, em menos de 24h retiraram ela do espaço", relata Diego Moura.

Imagem ilustrativa da imagem Exposição de arte em shopping de Niterói vira polêmica. Entenda
|  Foto: Divulgação
 

Ele conta que foi informado pela administração que a mostra seria remanejada para outro espaço e que desde então ele ficou desassistido, sem nenhum contato ou satisfação. 

"Após receber ligações de amigos que chegavam ao local e não viam a exposição e após o contato do shopping, eu fui lá e me deparei com as minhas peças em uma sala em obras. Me informaram que os lojistas se incomodaram com a mostra porque iria atrapalhar o fluxo de pessoas nos corredores por conta do dia dos namorados", diz.

Diego conta que acredita que o motivo tenha sido os vídeos que o vereador gravou. "Quando eles me procuraram para expor, me garantiram segurança caso ocorresse qualquer ataque e não foi assim que aconteceu. Na primeira manifestação de ódio eles escolheram tirar minha exposição do lugar. No mês que lutamos pelo preconceito e me convidaram para ter esse papel, para falar sobre isso, o fato mostra que ainda temos muito a discutir sobre o tema. Diante dessa violência e desrespeito que eu sofri pelo shopping, eu estou aqui para pedir justiça e que o meu trabalho e a nossa comunidade seja respeitada", conclui.

Veja o vídeo na íntegra:

 

Em nota, o Plaza Shopping informou que preza pela tolerância e quer propor sempre um ambiente de respeito para clientes, lojistas e colaboradores. A exposição, contratada pelo shopping, está acontecendo em uma loja no 3° andar, com entrada gratuita, para não impactar o fluxo do mall, especialmente no período de Dia dos Namorados.

O centro comercial explica que a exposição tem caráter informativo, levando ao conhecimento do público em geral a definição de cada letra da sigla LGBTQIAP+, além de imagens de personalidades do movimento. O shopping reforça que a exposição não foi retirada, ela foi remanejada para dentro da loja para não atrapalhar o fluxo de clientes.

< 'Vivo um pesadelo que ainda vou acordar', diz filha de diarista Joelma recebe alta hospitalar após cinco dias internada <