Comemoração

Exposição no Horto antecipa cinquentenário da Ponte Rio-Niterói

Mostra será exibida no interior de contêineres marítimos

Projeto será aberto à visitação do público no sábado, (16)
Projeto será aberto à visitação do público no sábado, (16) |  Foto: Divulgação
 

Montada no interior de contêineres marítimos instalados no Horto do Fonseca, a exposição "Conexões" convida os visitantes a investigar os laços que unem o Rio de Janeiro a Niterói no próximo sábado (16).

Promovida pelo Ministério do Turismo e patrocinada pela Ecoponte, concessionária do Grupo EcoRodovias, a mostra será aberta à visitação do público antecipando as comemorações do cinquentenário da Ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974 e até hoje considerada um marco da engenharia nacional. 

A abertura da exposição, às 16h, será marcada pela apresentação da Orquestra da Grota, composta por músicos formados na comunidade de Santa Rosa e que mantém forte conexão com a população da Cidade Sorriso.  Em seguida, às 18h, haverá a exibição de uma projeção de fotos da Sociedade Fluminense de Fotografia. 

Uma das principais atrações da mostra se refere à cronologia da construção da Ponte Rio-Niterói narrada por meio de fotos e imagens. Com visitação gratuita, Conexões apresenta informações de história e memórias das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, fotos dos dois municípios e paisagens da Baía de Guanabara. 

Historiadora carioca e curadora da exposição, Carmen Lucia de Azevedo destaca o desafio de narrar a ligação entre o Rio e Niterói, que remonta a 500 anos, mas se desenvolveu fortemente a partir de 1808, quando a Família Real se instalou no país. Segundo Carmen Lucia, a Ponte Rio-Niterói era um sonho antigo no imaginário carioca e niteroiense. 

“No século 19, vários projetos foram apresentados a D. Pedro II, um deles por ingleses, para a construção de uma ligação para trânsito de trens. Mais de 100 anos se passaram até que o projeto de construção de uma ponte fosse executado, o que começou a acontecer em 1968, com a colocação da Pedra Fundamental da Ponte Rio-Niterói, numa cerimônia presidida pela rainha Elizabeth II, da Inglaterra”, explica a curadora.

A mostra reúne imagens e fotografias de acervos iconográficos e de fotógrafos contemporâneos. O conteúdo se divide em seis núcleos: Ponte Rio-Niterói; Conexões na Modernidade; Conexões na História; Conexões na Paisagem; Conexões no Território e Conexões no Cotidiano. A pesquisa foi realizada nos acervos da Fundação Biblioteca Nacional, do Museu Aeroespacial, do Instituto Moreira Salles, do Historical Service of Navy, da NASA e da Sociedade Fluminense de Fotografia.

Com caráter educativo, a exposição oferece visita guiada por monitores. Fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Niterói, professores e alunos da rede pública podem participar de atividades de educação e artes, gratuitamente, como forma de fortalecer as ações do programa Cidade Educadora do qual a cidade é signatária. O site do projeto (www.projetoconexoes.com.br) contém uma série de ações educativo-culturais direcionadas a estudantes e professores de Ensino Fundamental. A programação da exposição ainda inclui curso gratuito e online de fotografia, aberto ao público em geral, sob a coordenação de Davilym Dourado, fotógrafo e artista visual.

O projeto tem patrocínio da Ecoponte, concessionária do Grupo EcoRodovias, uma das maiores companhias de infraestrutura do Brasil, que opera o trecho Rio-Niterói. Realizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, é uma produção da Pas de Deux Projetos.

Serviço: 

Exposição aberta à visitação gratuita: 16 de julho até 16 de outubro de 2022.

Horário: de terça à domingo, das 10h às 19h.

Local: Horto do Fonseca – Niterói – Rio de Janeiro.

Endereço: Alameda São Boaventura, 770.

< Bebê de trisal nasce e terá o nome dos três pais Flamengo confirma acordo com time turco e Arão embarca para exames <