Adoção

Feira de Adoção RJPET chega à Zona Oeste do Rio

Evento será realizado em Bangu neste sábado

Cerca de 20 cães e gatos estarão disponíveis para adoção.
Cerca de 20 cães e gatos estarão disponíveis para adoção. |  Foto: Divulgação
  

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) realiza neste sábado (12) a Feira de Adoção RJPET em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O evento vai acontecer das 11h às 15h na Rua Fonseca, número 240, e tem como objetivo incentivar o acolhimento responsável de cerca de 20 cães e gatos.

A campanha, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio, é responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal. Segundo a SEAPPA, a Feira RJPET busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados necessários para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos pets.

Os interessados em adotar um pet na feira deverão apresentar identidade, CPF e comprovante de residência, além de passar por uma entrevista e assinar um termo de responsabilidade.

Moradora de Bangu, a professora Ana Carolina Silva, de 34 anos, foi uma das clientes que encontrou um amor pet durante o evento.

“Eu já tinha um gato, Jaime, e achava que ele se sentia sozinho. Já há algum tempo, eu pensava em adotar mais um e, quando fui à feira no Bangu Shopping, em maio de 2021, me apaixonei pela Sofia. Desde então, a gatinha é a alegria da casa! Tive muita confiança em adotar na Feira RJPET e incentivo a todos que estão em busca de um pet. Muitos animais estão precisando de um lar. E por que não doar um pouco de amor para eles, que nos dão tanto amor sem nunca pedir nada em troca?"

O secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, informou que ao longo de oito edições do evento, em Bangu, mais de 200 animais foram adotados. "Seguiremos em 2022 com nossa programação de eventos como forma de incentivar a adoção e dar visibilidade aos animais que estão em projetos independentes, ONGs e, até mesmo, aqueles abandonados nas ruas", complementou.

Segundo a organização, a realização do evento seguirá os protocolos sanitários para evitar aglomerações, além da obrigatoriedade do uso de máscara e de álcool em gel para higienização das mãos.

Benefícios de ter um animal de estimação em casa

A SEAPPA ressaltou que a convivência com um animal de estimação traz diversos benefícios à saúde física e mental, como a diminuição do estresse e da solidão, o aumento da carga de atividade física, a melhora da autoestima e, até mesmo, auxílio para superar o luto.

De acordo com dados divulgados, em 2020, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47,9 milhões de lares brasileiros têm a presença de cães ou gatos.

Sobre a RJPET

A RJPET é uma subsecretaria que visa, além da realização de ações de incentivo à adoção, promover medidas de conscientização, dar suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, apoiar programas e projetos de defesa e bem-estar de animais, incentivando, ainda, sua posse responsável.

< 'Eu quero justiça, foi racismo!', diz esposa de Durval, morto em SG Cestas Básicas serão entregues em dois polos em Niterói <