Ponto facultativo

Feriado? Entenda o que funciona em Niterói e SG em Corpus Christi

Bancos estarão fechados na quinta e voltam a funcionar na sexta

Corpus Christi será celebrado na próxima quinta-feira
Corpus Christi será celebrado na próxima quinta-feira |  Foto: Arquivo / Enfoco
 

Niterói publicou, nesta terça-feira (14), o ponto facultativo nas repartições públicas para o dia de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (16). Já na sexta (17) a medida se repete no município, exceto para serviços essenciais.

Em São Gonçalo, a celebração religiosa foi decretada como feriado. E um dia depois, também haverá ponto facultativo.

Ao redor do país, o ponto facultativo será decretado na sexta (17) em repartições públicas. O Diário Oficial da União publicou, hoje, portaria do Ministério da Economia, que estabelece o cumprimento.

Com isso, serão dois dias de ponto facultativo, pois a quinta-feira (16), dia de Corpus Christi (que não está na lista de feriados nacionais), já estava definida como ponto facultativo.

A data de Corpus Christi é celebrada 60 dias após a Páscoa, rememora, de acordo com o catolicismo, a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo.

As celebrações religiosas são conhecidas pelos famosos tapetes coloridos, por onde passam as procissões com a hóstia consagrada.

Tapetes de sal

A Arquidiocese de Niterói informou ao ENFOCO que a confecção dos tradicionais tapetes acontece no dia 16, na Avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade. Os trabalhos começarão às 7h, com previsão de término às 11h. 

As paróquias do Vicariato Niterói contarão com 20 toneladas de sal, além de pó de café, pó de serra e xadrez. Serão confeccionados, aproximadamente, 100 tapetes, ao longo da Avenida Amaral Peixoto, cobrindo 550 dos 1000 metros de extensão da via.

Os católicos fluminenses poderão visitar os tapetes a partir das 13h, e terão até às 15h, para tirar fotos e conhecer a criatividade das equipes envolvidas no evento. Logo após a visitação, participarão do louvor. 

A Celebração Eucarística será presidida por Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, a partir das 16h, num palco montado em frente à Câmara Municipal de Niterói, no início da Av. Amaral Peixoto.

No final da missa, haverá uma procissão, até o final da Avenida. Na chegada, o Arcebispo concederá a bênção aos fiéis presentes.

São Gonçalo 

Este ano, São Gonçalo irá confeccionar os tradicionais tapetes de sal no mesmo horário do Niterói, pela manhã e à tarde. O Arcebispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano, presidirá a Celebração Eucarística de Corpus Christi.

Os gonçalenses irão se concentrar em frente à matriz São Gonçalo de Amarante, às 16h, para a Santa Missa. A procissão acontece logo depois. A Matriz fica na Alameda Pio XII, no 86, no Centro.

Bancos fechados

Os bancos não abrem em Niterói, São Gonçalo e demais municípios do Estado do Rio no dia 16. A Federação Brasileira de Bancos (Febrabran) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias mesmo nas cidades em que a data tenha sido antecipada, e não seja feriado.

Na sexta-feira (17) o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão sem pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta (17).

"Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", recomenda o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

< Pastor é acusado de estuprar menores na porta da Igreja em Itaboraí Cão invade igreja e 'rouba' o pão da Santa Ceia; veja o vídeo <