Cidades
Fogo destrói vegetação em Charitas
Um incêndio em uma área florestal no bairro Charitas, na Zona Sul de Niterói, assustou moradores do entorno na tarde desta sexta-feira (2) e destruiu a vegetação local.
A Equipe de Operações com Drones da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói foi acionada com o Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Prefeitura de Niterói, a Equipe de Operações com Drones foi criada recentemente, com o objetivo de apoiar as ações que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil em caráter preventivo e durante as emergências.
“A Secretaria de Defesa Civil foi informada sobre o incêndio em área próxima ao túnel Charitas-Cafubá e, de imediato, entrou em contato com os bombeiros, seguindo para o local com o objetivo de oferecer suporte aos militares que estavam na área”, conta o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, tenente-coronel Walace Medeiros.
Ele ressalta que, com a aproximação de uma frente fria e previsão de chuva para o fim de semana, a tendência é de diminuição do risco de fogo em vegetação.
Queimadas
Desde 2014, o programa Niterói Contra Queimadas realiza o monitoramento meteorológico voltado para ameaças de fogo em vegetação e possui um Plano de Contingências que prevê a ação integrada entre a Defesa Civil Municipal, a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Inea.
O programa tem como finalidade também a formação de grupos de voluntários capacitados (Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas), que participam de um curso composto por 2 módulos (aulas teóricas e práticas) voltado para a conscientização, formas de prevenção, monitoramento de balões e apoio às equipes de combate nas grandes ocorrências de queimadas.
A Defesa Civil de Niterói solicita que, caso a população verifique a prática criminosa de queimadas ou demais focos de incêndio em vegetação, entre em contato com o Corpo de bombeiros pelo telefone 193, e com a Defesa Civil, através do número 199.
“Também são realizadas rondas preventivas em áreas vulneráveis previamente mapeadas, além da interação e conscientização dos moradores”, explica Walace Medeiros.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!