Cidades

Fogos de artifício sonoros podem ser proibidos em Búzios, na Região dos Lagos

Imagem ilustrativa da imagem Fogos de artifício sonoros podem ser proibidos em Búzios, na Região dos Lagos
|  Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aprovada por unanimidade no Legislativo, proposta ainda deve ser sancionada. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi aprovado nesta terça-feira (9) na Câmara Municipal de Búzios o projeto de lei que proíbe o comércio e a utilização de fogos de artifício sonoros no município. 

O texto exclui da proibição os fogos classificados como Classe A e B, que compreendem os fogos sem estampidos, somente de efeitos visuais e os fogos de pequeno estampido ou com estampido que contenham até 25 centigramas de pólvora por bomba.

A proposta de autoria do vereador Gugu de Nair preza pelo bem-estar de pessoas com enfermidades, idosos, autistas, crianças e animais que sofrem com o barulho dos fogos de artifício.

O barulho dos fogos pode gerar estresse e até crise do pânico em pessoas com transtorno espectro autista, devido à hipersensibilidade característica do TEA. Animais domésticos também ficam estressados e em pânico com o barulho dos explosivos.

As penalidades para o não cumprimento da lei são: lacração e interdição do imóvel e multa de um salário-mínimo na primeira constatação, e o dobro no caso de reincidência.

O PL segue para sanção do prefeito. A lei deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 60 dias, a contar da data de sua publicação.

< Médico dá detalhes de como encontrou Marília Mendonça e equipe após acidente de avião Implantação de recifes artificiais na Praia de Piratininga em debate <