Cidades

Implantação de recifes artificiais na Praia de Piratininga em debate

Imagem ilustrativa da imagem Implantação de recifes artificiais na Praia de Piratininga em debate
|  Foto: Foto: Vítor Soares
O projeto prevê uma série de melhorias e visa o turismo. Foto: Vítor Soares

A implantação de recifes artificiais na Praia de Piratininga será o tema de uma reunião na Câmara Municipal de Niterói nesta quinta-feira (11) às 11h. O debate está sendo organizado pela Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Indústria Naval da Câmara, presidida pelo Vereador Daniel Marques (DEM).

"Será uma ótima oportunidade para debater um dos projetos que existem e que já está bem adiantado, esperando para ser executado. Acredito que envolver a população nessa discussão é de extrema importância para que não aconteça o mesmo que ocorreu com as intervenções na orla da praia, pouco discutidas com os moradores", disse.

Surfistas, pescadores, associações e população em geral foram convidados para participar do evento. Os demais vereadores e membros da comissão também receberam o convite.

O projeto será apresentado por Jefferson França, que tem experiência no tema. Para ele, ao realizar o debate sobre o tema, a Comissão de Turismo da Câmara mostra estar atenta às necessidades de desenvolvimento do município.

"Os recifes artificiais multifuncionais, seguindo todos os cuidados e normas estabelecidos nas leis ambientais vigentes, podem trazer relevante incremento aos seguintes segmentos: proteção da orla, como defesa nas ressacas do mar impedindo que as ondas destruam o calçadão, pesca artesanal, com o desenvolvimento de um novo ecossistema marinho, turismo, com a melhoria da formatação das ondas para a prática do surfe, e também para a prática do mergulho ecológico contemplativo da vida marinha. Nesse sentido, a praia de Piratininga, está totalmente ajustada a essas demandas, sendo um excelente local para a realização do projeto piloto dos recifes artificiais multifuncionais", conclui.

Claudio Menezes, membro do SOS Lagoas, é um dos entusiastas da ação.

"Sou totalmente favorável ao tema. Os recifes artificiais podem trazer de volta a qualidade de balneabilidade, de surfe e de proteção natural da praia que existia antigamente, fazendo com que Piratininga volte a ser uma praia segura para todos", frisou.

A reunião será realizada no auditório da Câmara Municipal de Niterói, no Centro, e será aberta ao público.

< Fogos de artifício sonoros podem ser proibidos em Búzios, na Região dos Lagos Vídeo: preso após agredir vítima durante assalto em SG <