Baratas no bebedouro

Funcionários de mercado denunciam tratamento indigno em Niterói

Produtos podres seriam usados nas refeições dos trabalhadores

Frutas e legumes podres estariam usados para preparar as refeições dos funcionários
Frutas e legumes podres estariam usados para preparar as refeições dos funcionários |  Foto: Arquivo Pessoal

Funcionários da filial do Supermarket no Largo da Batalha, região de Pendotiba, em Niterói, denunciam que frutas, legumes e verduras já podres e, portanto, sem condições de serem consumidos, estão sendo usados para preparar as refeições dos trabalhadores da unidade. Além disso, o bebedouro utilizado pelos funcionários está com a tampa quebrada e enferrujada, permitindo a entrada de baratas no recipiente. 

"Eles fazem uma seleção dos legumes e das frutas e, com isso, eles retiram a parte podre e colocam pro almoço. Elas ficam misturadas com as boas, mas mesmo retirando a parte ruim a comida fica contaminada", relataram.

Ainda de acordo com os funcionários, a situação está tão precária, que na tarde desta segunda-feira (7), durante o almoço, os chefes pegaram água da torneira, colocaram em uma panela grande e despejaram dentro do filtro porque a mangueira também está furada, facilitando o acesso dos insetos.

Os funcionários também denunciam punições para quem reclama dos problemas. "Estamos trabalhando há meses assim nestas condições. Muitos reclamaram, foram demitidos e até agora não houve solução", contaram os funcionários informando ainda que cerca de 150 pessoas trabalham no local. 

  • Alimentos estão sendo armazenados de maneira insalubre no estabelecimento
    Alimentos estão sendo armazenados de maneira insalubre no estabelecimento
  • Alimentos estão sendo armazenados de maneira insalubre no estabelecimento
    Alimentos estão sendo armazenados de maneira insalubre no estabelecimento
  • Alimentos estão sendo armazenados de maneira insalubre no estabelecimento
    Alimentos estão sendo armazenados de maneira insalubre no estabelecimento
  • Sem Legenda
    Sem Legenda

Outro problema enfrentado pelos trabalhadores é em relação ao banheiro que está todo quebrado e sem higienização. Segundo os funcionários, eles ficam sem papel higiênico e só conseguem o item de higiene pessoal quando os produtos vão para a sala de avarias por estarem em pacotes abertos na loja. Mas mesmo assim, o papel higiênico fica dentro de uma caixa aberta exposta a baratas e outros insetos.

Em um vídeo gravado por um funcionário, é possível ver uma mochila completamente tomada pelos insetos e "passeando" pelos pertences da pessoa. 

Os funcionários disseram ainda que todos os problemas já foram relatados ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Gêneros Alimentícios (Secgal) ao qual são vinculados. Segundo os trabalhadores, eles foram informados que a entidade está tentando resolver a situação, no entanto, não foi dado um prazo para isso.

Procurado para comentar as denúncias, o sindicato informou que as denúncias foram recebidas e que segue apurando os fatos.

"Uma denúncia com as provas que nos foram apresentadas já foi aberta junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Não podemos divulgar o processo em andamento no MPT, tendo em vista a integridade dos trabalhadores, preservando, para que os mesmos não sofram retaliação da empresa".

O Supermermarket ainda não deu retorno.

Já a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária Sanitária e Controle de Zoonoses, informou que irá enviar uma equipe ao estabelecimento para que seja feita uma vistoria com o objetivo de que sejam tomadas as devidas providências.

< Niterói tem projeto cultural remunerado para jovens de comunidade Atriz de novela histórica da Globo lança biografia em Maricá <