Encontro com fãs

Atriz de novela histórica da Globo lança biografia em Maricá

Léa Garcia estará na cidade nesta terça em tarde de autógrafos

Atriz fará tarde autógrafo durante lançamento
Atriz fará tarde autógrafo durante lançamento |  Foto: Edmilson Saldanha

A atriz Léa Garcia estará na cidade de Maricá, nesta terça-feira (8), para uma tarde de autógrafos do livro "Entre mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: A Trajetória e o Protagonismo de Léa Garcia", de Julio Claudo da Silva, publicado pela editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento, realizado pela Secretaria de Cultura de Maricá, acontece a partir das 17h30, no Cine Henfil.

O livro lança um olhar sobre a história de uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, que aos 90 anos, que já contabiliza 70 anos de carreira. A obra analisa as memórias públicas sobre a trajetória profissional da atriz através dos registros acerca das montagens dos espetáculos do Teatro Experimental do Negro e dos trabalhos profissionais nos quais Léa Garcia atuou.

O recorte cronológico do livro enfoca especialmente o início da atuação de Léa no Teatro Experimental do Negro (TEN), a partir de 1952, sua estreia no teatro profissional em "Orfeu da Conceição" e sua atuação no longa "Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval", de 1959, que rendeu à atriz o segundo lugar na disputa pelo prêmio de "Melhor Atriz" no Festival de Cinema de Cannes.

Um dos personagens mais marcantes da carreira de Léa foi a escravizada Rosa, na novela "Escrava Isaura" (1976), vendida para mais de 100 países. Léa comenta que ter a própria biografia traz uma sensação gratificante de "reconhecimento", e ressalta ser ainda mais significativo, "pelo fato de eu ser uma atriz preta", declarou.

O autor Julio Claudio ressalta a relevância da trajetória da artista. "É uma importância não só artística, como também política. Dona Léa sempre foi atuante, é pioneira, abriu caminho. Uma mulher que meteu o pé na porta do sistema para construir sua história. E tudo isso merece ser documentado. O livro é uma homenagem, e também um registro histórico", diz Julio que, além de professor de História da UEA e também autor do livro sobre a atriz Ruth de Souza, lançado em 2015.

O Cinema Público Municipal Henfil fica na Rua Alferes Gomes, 390, Centro de Maricá, telefone (21) 2634-1165. 

< Funcionários de mercado denunciam tratamento indigno em Niterói Ex-vereador e irmão são assassinados em ataque no Rio <