Espetáculo

Golfinhos encantam em praia de Niterói; assista

Espécie ficou conhecida como Flipper

Espécie foi identificada como  narriz-de-garrafa, Tursiops truncatus
Espécie foi identificada como narriz-de-garrafa, Tursiops truncatus |  Foto: reprodução/rede social
 

Uma família de golfinhos, da espécie popularmente conhecida como Flipper, foi vista na praia de Itaipu, em Niterói, nesta quinta-feira (27). Praticantes de canoagem foram os sortudos que flagraram e ainda conseguiram registrar o momento.

A imagem está circulando nas redes sociais e encantando o público.

Ricardo Roale foi o responsável pela filmagem. Ele explicou ao Enfoco que estava com alguns amigos remando a canoa, próximo à Ilha da Menina, localizada entre as praias de Itacoatiara e Itaipu. 

Quando se depararam com aproximadamente 12 golfinhos nadando em direção à Pedra do Costão. Num clima de diversão e liberdade, os mamíferos não se intimidaram com o público e continuaram o espetáculo aquático. Pulando e batendo as nadadeiras, chamando a atenção por onde passavam. 

Mamíferos não se intimidaram com o público e continuaram o espetáculo aquático
  

Ricardo explicou que já havia visto golfinhos em outras praias brasileiras mas nunca tão espontâneos. Ele também conta que foi uma experiência incrível assistir de tão perto os mamíferos nadarem.

"O encontro me trouxe uma sensação de simbiose com a natureza e me fez lembrar do importante elo de ligação entre o homem e o meio ambiente. Foi um momento raro que espero ter o privilégio de realizar mais vezes remando nas águas cristalinas da Região Oceânica de Niterói",  disse o canoísta. 

Segundo o Biólogo Marinho Rodrigo Leão, a espécie é a chamada nariz-de-garrafa, Tursiops truncatus e é comum a passagem desses animais aquáticos em áreas costeiras, podendo acontecer no decorrer de todo o ano, pois são nessas áreas que eles buscam alimentos.

Encontro me trouxe uma sensação de simbiose com a natureza e me fez lembrar do importante elo de ligação entre o homem e o meio ambiente. Foi um momento raro Ricardo Roale, canoísta
   

O especialista ressalta a importância do cuidado com a limpeza da praia, porque essa é uma espécie que vem sofrendo com a degradação da qualidade do ambiente. Além de ser recomendado, que os banhistas não persigam ou tentem tocar nos mamíferos, pois eles podem ficar assustados. 

  

< Fim de 'Quanto Mais Vida, Melhor' emociona e viraliza na web Beija-Flor anuncia saída de Raíssa de Oliveira após 20 anos <