Cidades

Governo do Rio divulga regras sobre câmeras em uniformes policiais

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Rio divulga regras sobre  câmeras em uniformes policiais
Licitação acontece no próximo dia 21. Foto: divulgação

Com o objetivo de dar mais transparência e segurança para os agentes e para a população, o Governo do Estado publicou nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial, o edital para a implantação das câmeras operacionais portáteis para órgãos de segurança e fiscalização do Estado do Rio. Após esta etapa, será realizada a licitação na modalidade pregão eletrônico, programada para o próximo dia 21. Coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil, a licitação levará em conta o menor preço unitário por item.

"É uma importante medida para a nossa segurança. Tenho um compromisso de avançar com as câmeras para policiais e outros agentes que zelam pela população. Continuo com foco na segurança por meio de tecnologias e esse é mais um passo nesse sentido", afirmou o governador Cláudio Castro

Na primeira fase de funcionamento serão contempladas as secretarias de Polícia Militar, Polícia Civil, Governo (Segurança Presente e Lei Seca), Casa Civil (Operação Foco) e Fazenda (fiscais), além do Detran, Inea e Detro. Na segunda fase, será a vez do Procon, Instituto de Pesos e Medidas e Departamento de Recursos Minerais.

"Todas as etapas legais estão sendo cumpridas e estamos otimistas para que em breve essas câmeras sejam uma realidade no dia a dia das forças de segurança do Estado", disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

A instalação de câmeras portáteis nos uniformes dos agentes civis e militares dos órgãos de segurança pública e fiscalização foi estabelecida por decreto do governador Cláudio Castro e faz parte do projeto de transparência do Governo do Estado. Além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, o uso do equipamento vai aumentar a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas em função de ocorrências poderão ficar armazenadas até o período de um ano.

Edital

Todas as informações sobre o edital estão disponibilizadas no site oficial do Governo neste link.

No dia 4 de agosto, o Governo do Estado realizou, no Palácio Guanabara, uma audiência pública para apresentar as especificações da licitação, e representantes de sete empresas interessadas em participar compareceram. No encontro, eles tiraram dúvidas e deram sugestões sobre o processo.

< Caminhoneiros tentam frear trabalhos da categoria em rodovias Traficante Pivete é morto em São Gonçalo após confronto <