Cidades

Guarda celebra força da mulher na segurança de Maricá

Evento aconteceu na sede da Guarda Municipal. Foto: Ibici Silva

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo (8), a Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional de Maricá promoveu na sede da Guarda Municipal, nesta sexta-feira (6), uma ação social para mulheres que compõem a pasta.

No evento, a luta histórica das mulheres por condições equiparadas aos homens, além da garantia de direitos contra a violência e machismo foram destacadas.

A chefe de gabinete da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional, Lene de Oliveira, falou sobre a necessidade de identificar a forma de violência.

"Um ponto importante é destacar a mulher na sociedade e a forma de identificar os tipos de violência. O machismo é reproduzido de forma velada e as vezes naturalizada, muitas vezes até nós mulheres reproduzimos. Os números de violência contra mulher também é algo que nos assusta. Apenas em 2017, foram mortas 4.936 mulheres, o maior número registrado desde 2007", explicou.

Atualmente 47 mulheres fazem parte da Guarda, o que corresponde a um terço do efetivo. O chefe da Guarda municipal, Renato Moreira, ressaltou a mulher na GM.

"A presença feminina é de suma importância na Guarda Municipal. As mulheres podem e devem exercer funções de segurança, liderança e ordem nas instituições, na Guarda Municipal de Maricá elas já exercem esse papel", disse.

Guarda Municipal maricá
A guarda municipal Janaina está há 15 anos na corporação. Foto: Ibici Silva

A Guarda Municipal, Janaina dos Santos, de 47 anos, está na corporação há 15 anos.

"Atualmente a Guarda de Maricá é composta em sua maioria por homens. Ser mulher na corporação é um grande diferencial. Quando entrei tive que me impor, aprendi a usar de atitude, principalmente durante o trabalho nas ruas", explicou.

Programação

Neste final de semana a Prefeitura de Maricá promove várias atividades na Praça Tiradentes, em Araçatiba.

Sob o tema “Pela Vida de Todas as Mulheres, por Democracia e Contra a Retirada de Diretos”, os dois dias do evento contarão com ações sociais e serviços gratuitos oferecidos por diversas pastas, além de rodas de conversas, shows musicais e demais apresentações e manifestações culturais.

< Coronavírus no Rio: 'Em algum momento ele vai se espalhar' MAC se ilumina em homenagem ao Dia Internacional da Mulher <