Cidades
Guarda de Niterói ganha reforço de 80 agentes nas ruas
A partir da próxima segunda-feira (9) as ruas de Niterói receberão o reforço de 80 novos guardas municipais – 14 mulheres entre eles – que passarão a integrar definitivamente os quadros da corporação. A formatura da tropa aconteceu nesta sexta-feira (6), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto.
Os novos agentes foram aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Niterói, que desde 2013 dobrou o número de agentes concursados. A cerimônia contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves.
“Quando assumimos a gestão, em 2013, Niterói vivia um cenário difícil. A Guarda estava esquecida e nem sede tinha. Algumas pessoas falavam em acabar com a Guarda Municipal em Niterói. Iniciamos um trabalho sério, fizemos concursos, dobramos o efetivo, construímos uma sede adequada, a Cidade da Ordem Pública. Entendemos que a GM era parte da recuperação de Niterói. Fizemos um grande investimento na Guarda, que recebeu plano de carreiras cargos e salários. Nós mais que dobramos os salários dos agentes”, lembrou o prefeito.
O número de guardas de Niterói passou de cerca de 300 para mais de 630 agentes, todos concursados, e a meta da Prefeitura é chegar a mil guardas, que é o limite permitido por lei.
Com o concurso realizado neste ano, foram ao todo 142 novos guardas aprovados, o que ampliará o atual efetivo da Guarda no patrulhamento, na mediação de conflitos e na garantia da ordem pública. O restante dos aprovados será convocado em 2020.
O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, disse que novos guardas revitalizam a corporação.
“Concluímos mais uma etapa no projeto de ampliação e fortalecimento da Guarda Municipal de Niterói. Nosso objetivo é tornar a nossa Guarda uma das melhores do país. Um concurso público como este, realizado pela Prefeitura, com mais de 50 mil candidatos, demonstra quão atrativa é a carreira em Niterói. Seguiremos investindo em aparelhagem e infraestrutura para instituição e, em 2020, convocaremos mais uma turma para o Curso de Formação Profissional”, observou Paulo Henrique de Moraes.
A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, lembrou os tempos difíceis no início da atual gestão, quando os guardas municipais sequer tinham uniformes em condições de uso.
“Em 2013, a Guarda não tinha uniforme. A gente contava com pouco recurso, e o ex-comandante, o falecido coronel Marcus Jardim, lutava por verbas para que os guardas pudessem ter uniformes. E hoje estamos aqui formando uma turma para uma Guarda estruturada, com concurso profissionalizado do mais alto nível e condições de trabalho dignas”, disse Giovanna Victer.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, destacou o nível técnico dos formandos.
“Vocês estão aqui porque vocês são os melhores, tiveram a melhor performance, passaram por um treinamento rigoroso. Vocês passaram por um concurso público muito disputado e, tenho certeza, vão prestar um grande serviço para a cidade de Niterói”, disse o secretário.
A amazonense Nayara Amato, 34 anos, foi a primeira aluna do curso, com nota 9,63. Ela conta que estudou muito e participou de outros três concursos públicos antes de ser aprovada, em 29º lugar no concurso da Guarda Municipal. Ela mora na Zona Norte do Rio com a família e já pensa em se mudar para Niterói onde começa a trabalhar a partir da próxima segunda vestindo o uniforme da GM.
“Estou muito feliz em estar me formando hoje, depois de muitas dificuldades e um curso de formação muito puxado. Estou com muito orgulho de usar esse uniforme e ansiosa para começar o trabalho”, destacou a GCM Amato.
Os novos guardas foram selecionados entre 53 mil inscritos este ano e participaram de um curso intensivo de três meses de formação profissional, divididos em duas turmas. Foram 534 horas de Curso de Formação Profissional realizado com base na Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas, como preconiza a Lei Federal 13.022/2014 (Estatuto das Guardas Municipais) e emanada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP-MJ).
Além disso tiveram capacitação em uso de equipamentos não letais (arma de eletrochoque e spray de pimenta); técnicas de abordagem; mediação de conflitos; primeiros socorros; tecnologia e segurança pública, dentre outros. Participaram ainda de cinco oficinas com simulações de ocorrências cotidianas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!