Orientação

Hospital alerta sobre aumento de pacientes com queimaduras em SG

O número de atendimento é 43% maior do que o ano passado

Levantamento foi realizado pelo HEAT.
Levantamento foi realizado pelo HEAT. |  Foto: Arquivo / Enfoco
  

Cerca de 113 pessoas deram entrada no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, em São Gonçalo, de janeiro a maio deste ano, vítimas de queimaduras. O número é 43% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando a unidade atendeu 79 pacientes. 

Preocupados, médicos alertam que o número de pacientes queimados pode aumentar nos próximos meses com o retorno das festas juninas. Eles destacam que, antes de vestir a roupa xadrez e colocar o chapéu de palha, todos devem ficar atentos ao manipular bebidas e alimentos com altas temperaturas e evitar brincadeiras perto de fogueiras tanto para prevenir queimaduras por chamas quanto das vias aéreas por inalação de fumaça.

"Isso também vale para os fogos de artifício e, principalmente, para os balões, uma prática proibida que pode causar muitos estragos. Os explosivos são perigosos e podem provocar queimaduras graves, amputações e até cegueira", garantem os médicos. 

Somente em 2021, 312 pessoas deram entrada no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, vítimas de queimaduras.

Cuidados

Em caso de queimadura, os médicos do Heat orientam que a pessoa coloque o local queimado sob água corrente de temperatura ambiente durante 20 minutos para parar o processo de queimadura da pele, aliviar a dor e limpar a ferida.

Em seguida, envolva a área com um pano limpo e procure atendimento médico imediatamente. Médicos reforçam, ainda, a importância de não passar nenhum produto no local ferido. Nada de pomadas, borra de café, pasta de dente ou outras soluções caseiras. É importante que o local esteja limpo na hora que chegar ao hospital.

< Após pouso não esperado, Neymar tranquiliza fãs: 'Tá tudo bem' Menina de 2 anos gruda o olho com cola e vai parar no hospital <