Calamidade

Idosa com Alzheimer precisa de socorro após 48h sem luz em Niterói

Seguem muitos relatos de bairros da cidade sem energia

A região tem sido marcada por protestos de moradores indignados
A região tem sido marcada por protestos de moradores indignados |  Foto: Lucas Alvarenga

Após um fim de semana marcado por relatos de falta de energia, a situação atingiu um ponto crítico na tarde desta terça-feira (21). Maria da Conceição, de 81 anos, desmaiou em seu apartamento que fica na Alameda São Boaventura, no Fonseca, Niterói, na Região Metropolitana do Rio, após enfrentar 48 horas sem luz. A região viu os moradores  se manifestando contra a concessionária de energia Enel devido aos frequentes apagões.

Maria, que sofre de Alzheimer em estágio avançado, vive acamada na residência de sua família. Victor Paredes, neto da vítima, de 26 anos, descreve a situação como calamitosa. Segundo o jovem, eles não possuem água para necessidades básicas, e a para beber está quente. Uma ambulância do Samu se deslocou ao local, mas teve dificuldades para o atendimento devido aos 12 andares de escada sem energia.

Leia +: Falta de luz em prédio de Niterói faz idosa dormir em playground

Leia +: Novo protesto fecha Alameda São Boaventura, nesta terça-feira (21)

Leia +: Protesto no Centro de Niterói bloqueia trânsito no sentido Ponte

"O serviço é mal prestado. Deveria existir um plano de emergência mais elaborado para este tipo de situação. São milhares de pessoas passando mal, dependentes, com prejuízos. Aqui em casa perdi um videogame que queimou a fonte na queda do sábado. Os alimentos estão estragados na geladeira e, para carregar os aparelhos móveis, somos obrigados a depender da bondade dos comércios que têm energia", contou Victor. 

Moradores relataram que uma equipe da Enel se deslocou até o local durante a tarde para resolver o problema, mas até as 18h, a falta de luz persistia. Diante da situação, os residentes do prédio ameaçaram realizar uma manifestação em frente à rua, cobrando uma ação imediata da concessionária.

Além do Fonseca, o bairro de São Francisco, na Zona Sul da cidade, também enfrenta sérios problemas. Moradores de um condomínio de casas na Rua Clara Nunes também estão há 48 horas sem energia devido à queda de uma árvore, previamente denunciada às autoridades competentes. Até o momento, a Enel não resolveu o problema, aumentando a aflição das pessoas.

A empresa foi contatada, mas até a postagem desta matéria não havia respondido. 

< Processo seletivo em SG: estendidas inscrições para 67 vagas Piscina vira 'spa' para ratos em onda de calor no Rio; vídeo <