Cidades

Idoso de São Gonçalo pede ajuda para vencer o câncer

Transplantado de rim, Ugmar agora foi diagnosticado com câncer. Foto: Arquivo Pessoal

Familiares do aposentado Ugmar Vieira, de 65 anos, decidiram montar uma corrente de solidariedade — por meio de uma 'vaquinha' virtual — para ajudar nos custos da cirurgia e do tratamento particular do morador de São Gonçalo, que foi diagnosticado recentemente com câncer. De acordo com o filho do paciente, o professor Leonardo Vieira, o quadro médico do pai é de caráter urgente e todas as tentativas pelo meio público foram feitas.

Segundo Leonardo, Ugmar já sofreu por muitos anos por conta da paralisação dos rins. Ele passou por diversas internações e sessões de hemodiálise até que foi aceito para fazer um transplante de órgão. A primeira cirurgia foi feita em 2004, porém o corpo do aposentado rejeitou o novo rim e ele precisou voltar para a máquina de hemodiálise. Em 2012, o paciente conseguiu um novo transplante.

Agora a luta é contra um câncer, que foi descoberto a partir de uma lesão no braço que cresceu e começou a causar dores no aposentado. De acordo com o filho, a doença pode ter sido causada por conta dos medicamentos que Ugmar faz uso desde o último transplante para prevenir a rejeição dos novos rins. Por conta da urgência, os familiares — após esgotarem as alternativas na rede pública — decidiram levar o caso à rede privada. A estimativa de gastos chega a R$ 48 mil.

"Nosso objetivo com essa vaquinha é pedir ajuda para que as cirurgias possam ser realizadas de forma particular, visto que, por conta desses mesmos medicamentos que causaram o câncer, o organismo não cria anticorpos e as células cancerígenas se desenvolvem de uma maneira muito mais rápida e agressiva", explica a descrição da campanha.

A expectativa da família é que as operações sejam feitas até o final deste ano. Até esta quarta-feira (25), no site da plataforma escolhida, os familiares somavam pouco mais de R$ 5,8 mil.

"As pessoas estão fazendo uma campanha linda para ajudar. A gente está totalmente grato às pessoas, muitas eu nem conheço, mas que têm nos apoiado e ajudado. Temos agradecido muito a Deus por colocar cada contribuinte no nosso caminho", enfatiza Leonardo.

Para ajudar na campanha da família, basta acessar o link da 'vaquinha', intitulada de 'Juntos por Ugmar'.

< Dimas dispara na liderança na reta final em São Gonçalo Bombeiros vão fiscalizar aglomerações no Estado <