Cidades
Igreja em Alcântara será ponto de vacinação contra Covid-19
São Gonçalo vai abrir mais um ponto de vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (19). A Igreja Universal do reino de Deus de Alcântara vai se somar aos outros onze pontos de vacinação para pedestres, passando a totalizar 12 locais.
Nesta quinta-feira (15), a cidade retirou mais 12.400 doses da vacina Astrazeneca da Coordenação Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói. As vacinas serão para primeira dose e servirão para dar continuidade à vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde. Nesta sexta-feira (16), idosos a partir de 62 anos podem procurar os onze pontos de vacinação, quatro deles com drive thru, das 8h às 17h, além de dois grupos de trabalhadores da saúde.
Os gonçalenses não precisam ir aos pontos de vacinação nas primeiras horas da manhã, já que há vacina suficiente disponível para os munícipes. São Gonçalo está priorizando os moradores da cidade na vacinação. É imprescindível que os gonçalenses levem o comprovante de residência para se vacinarem com a primeira dose.
A Prefeitura de São Gonçalo lembra que o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde, é reservado aos munícipes e que foi orientada a vacinar exclusivamente os gonçalenses.
Os trabalhadores da saúde da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se vacinaram por serem recém-contratados e os que trabalham em hospitais da cidade que não são da linha de frente e têm mais de 50 anos podem se vacinar com a primeira dose. Os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados da linha de frente são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 – tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão todos os trabalhadores envolvidos na unidade de saúde (faxineiros, atendentes, recepcionistas, maqueiros, médicos, enfermeiros, copeiras, cozinheiras, técnico).
Para se vacinarem, eles devem comprovar o vínculo empregatício em unidade de saúde do município que seja da linha de frente. Ou se trabalham em outra cidade, devem apresentar o vínculo de trabalho em unidade que seja linha de frente e o comprovante de residência. Estão na lista dos profissionais de saúde com mais de 50 anos que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outros municípios e que podem se vacinar com a primeira dose: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.
Segunda dose
A secretaria também imuniza com a segunda dose da vacina CoronaVac, idosos e funcionários da saúde que têm mais de 21 dias de vacinados. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade, não serão imunizados. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.
Idosos acamados com mais de 62 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 62 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar o idoso para receber a vacina em casa ou podem fazer o cadastro através do email [email protected]. Os acamados serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.
Calendário
Sexta-feira (16): idosos a partir de 62 anos
Sábado (17): idosos a partir de 61 anos
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!