Polícia
WAR do tráfico e as cores da guerra em São Gonçalo
Pouco menos de um mês após a invasão de traficantes do Comando Vermelho (CV) no Complexo da Alma, divisa entre os bairros Coelho e Amendoeira, em São Gonçalo, a facção criminosa se estabilizou na localidade expulsando os antigos 'donos', integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP), principal grupo criminoso rival. Com a conquista, a principal facção criminosa do Estado do Rio conquistou a única localidade que faltava para controlar o 'condomínio fechado' da tráfico em São Gonçalo.
Diante da vitória pelo território, o Comando Vermelho criou um mapa, através da plataforma Google Earth, com as áreas controladas pela facção: Jóquei, Amendoeira, Coelho, Pacheco, Almerinda e Vila Candoza, estão entre os territórios alvos de guerra nos últimos meses.
De acordo com a Polícia Civil, o principal objetivo da facção, desde a saída do falecido traficante Thomas Jayson Gomes Vieira, o 3N, em abril de 2019, era expulsar os rivais do TCP de São Gonçalo, que, na época, controlavam as localidades conhecidas como Vila Candoza, Alma e Jardim Miriambi. Pouco tempo depois da morte de 3N, os criminosos do CV conseguiram expulsar os rivais do Jardim Miriambi, que tinha como líder o traficante Carlos Eduardo Monteiro de Barros, o Grisalho. Atualmente, segundo a polícia, Grisalho é atua na comunidade do Muquiço, na Zona Oeste do Rio.
A conquista do Jardim Miriambi, nas proximidades do Complexo da Alma, fortaleceu a estratégia de guerra, que perdurou por meses na região. Moradores da região passaram a viver a rotina do medo por conta dos confrontos diários entre traficantes. Em uma das tentativas de invasão, o Comando Vermelho perdeu cinco 'soldados', que acabram supreendidos por policiais militares do Batalhão de São Gonçalo (7°BPM).
Um dos relatos que mais chamou a atenção nos últimos meses foi o de um morador da região, ao publicar na internet a saudade do período mais calmo na localidade.
Entretanto, a área que passava a impressão de que não mudaria de bandeira sofreu a investida de chefões do tráfico, ligados ao CV, que teriam financiado a guerra do tráfico com soldados e armamentos. Um desses homens, segundo a polícia, foi o bandido conhecido como GB, apontado pela polícia como o chefe do tráfico de drogas do Jardim Catarina. Além disso, a presença ilustre de criminosos nordestinos chamou a atenção da polícia, a Tropa do Lampião.
Segundo a polícia, com um número superior de soldados e um forte aparato bélico, a estratégia do CV conseguiu expulsar os rivais.
Azuis entram no jogo
Pouco antes da invasão do Comando Vermelho, uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar descobriu um 'Big Brother' do Terceiro Comando Puro, que mantinha câmeras de segurança espalhadas desde a RJ-104 com o objetivo de vigiar policiais e traficantes rivais. Entretanto, nem mesmo o esquema tecnológico garantiu a permanencia do TCP na região. Dias após o desmanche do "BBB do tráfico", o Comando Vermelho invadiu a localidade e expulsou em definitivo a facção rival.
Recuo estratégico
Com a invasão, os traficantes ligados ao Terceiro Comando Puro tiveram que buscar abrigo em outras comunidades controladas pela mesma facção. De acordo com a polícia, um desses locais foi um conjunto de favelas formado pelas localidades Santo Cristo, Palmeira, Coreia, Pimba e Coronel Leôncio, em Niterói. Entretanto, a estadia durou pouco. Pelas investigações, a polícia acredita que após a invasão sofrida na Alma, em São Gonçalo, o bando fugiu em direção ao Rio, em meados de março.
De acordo a Delegacia do Fonseca (78ªDP), a migração de traficantes do TCP acontece devido à proximidade em casos de tentativa de retomada e pelo fato do local ser o único controlado pela facção entre os municípios de São Gonçalo e Niterói.
A polícia não descarta a possibilidade de uma tentativa de invasão em comunidades de Niterói, mas considera que TCP do Fonseca teria recebido forte investimento de bandidos do Rio nos últimos meses.
O local apontado pela polícia como refugiu seguro para os traficantes expulsos de São Gonçalo é o Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, principal reduto investidor do TCP durante a guerra contra o CV.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!