Cidades

Impunidade: Montanha de lixo se forma em bairro de SG

Caminhão flagrado com homens descartando entulhos. Foto: Ibici Silva

O descarte irregular de lixo e entulho é um problema crônico na maioria das cidades, mas um flagrante na Rua Carangola, esquina com a Curitiba, no bairro Trindade, em São Gonçalo, revela como a certeza da impunidade e ausência do poder público contribuem para a infração.

O lixo, além de poluir visualmente o local, ainda pode provocar danos à saúde dos moradores. Nesta quarta-feira (18), homens em um caminhão foram flagrados jogando resíduos irregularmente no local.

O aposentado Gilmar Souza, de 65 anos, mora no região há mais de 30 anos e explicou que o local de descarte irregular é um terreno baldio.

"Esse terreno sempre foi abandonado e serviu como espaço para descarte irregular de lixo. Às vezes, vem um caminhão da prefeitura e tira esses entulhos, mas não é algo periódico", explicou Gilmar.

Local virou ponto de descarte e proliferação de insetos. Foto via Grupo Plantão Enfoco
Local virou ponto de descarte e proliferação de insetos. Foto via Grupo Plantão Enfoco

E, nem mesmo com a ajuda de moradores que se incomodam com o acúmulo de lixo o problema tem solução. Isso porque caminhões com caçambas repletas de resíduos de outras cidades aparecem no local para fazer o descarte irregular.

"Desde que eu moro aqui existe esse lixão. Tem um menino que toma conta desse terreno, às vezes ele limpa, mas não dá conta. Tem gente com caçamba de outras cidades que vem aqui e joga lixo. Quando o vento está forte, entra tudo na casa da gente", disse o vendedor Francisco Alencar, 36.

A Subsecretaria Municipal de Fiscalização de Posturas de São Gonçalo informou que enviará uma equipe ao local para analisar o caso. Identificado, localizarão o proprietário para que o mesmo tome as providências necessárias, como murar o terreno. 

< Congresso tem desafio de aprovar a reforma tributária em 2020 Enem 2019 terá resultado divulgado no dia 17 de janeiro <