Cidades
Itaboraí inicia imunização da terceira dose a maiores de 18 anos nesta segunda
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), inicia nesta segunda-feira (22) a aplicação da dose de reforço contra Covid-19 na população de 18 a 59 anos. Para receber a terceira dose do imunizante, o morador deve ter intervalo de cinco meses para a dose anterior.
A ampliação do público-alvo da dose de reforço no município segue a recomendação do Ministério da Saúde. Para receber a terceira dose, o itaboraiense deve comparecer a um dos 34 postos de vacinação da cidade, munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas e documento de identidade com foto, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, para quem tem 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde das redes públicas e privadas, o intervalo continua sendo de três meses para receber a dose de reforço. Para os profissionais de Saúde, é necessário também apresentar vínculo empregatício ou carteira profissional.
Já para pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo entre a segunda e a terceira dose continua sendo de 28 dias. Na hora da vacinação, o paciente ainda precisa apresentar laudo ou receita médica, além do comprovante de imunização.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, a ampliação do público-alvo da dose de reforço para todos os itaboraienses maiores de 18 anos será importante para expandir a cobertura vacinal no município.
“Os dados mostram que completar o ciclo vacinal é importante na batalha contra o vírus e é determinante para manter em queda os índices de casos graves, internações e óbitos em decorrência da Covid-19”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini.
Horários de atendimento
O município agora conta com 34 polos de vacinação. No Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha, o horário de vacinação é de 8h às 16h. Já nas demais 32 unidades destinadas como polos o atendimento à população é de 8h às 15h.
Rio
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio divulgou em nota que pela primeira vez, desde o início da pandemia, a cidade não registrou nenhuma morte por complicações decorrentes da covid-19 nas últimas 24h. O comunicado diz ainda que, neste domingo (21), a capital atingiu a marca de 12 milhões de pessoas vacinadas.
Neste sábado (20), a secretaria já havia divulgado que o município tinha apenas 30 pessoas internadas com covid-19 na rede pública (municipal, estadual, federal e outros leitos do Sistema Único de Saúde), índice o mais baixo desde a quarta semana de março de 2020, ou seja, a segunda semana de medidas de isolamento adotadas em relação à pandemia na cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!