Atenção
Niterói, SG, Itaboraí e parte de Maricá sem água nesta quinta (16)
Moradores dessas regiões devem economizar água

A manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal será feita pela Cedae nesta quinta-feira (6), o que vai afetar o fornecimento de água em diversas localidades da Região Metropolitana do Rio. O corte no abastecimento vai ocorrer das 4h da manhã até as 22h da noite.
O sistema abastece os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, além de parte de Maricá (os distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá. Para realizar a manutenção, será necessário interromper a captação de água bruta e a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal.
Durante a operação, mais de 200 profissionais da Cedae estarão envolvidos em tarefas como limpeza de reservatórios, revisão de filtros e canais, reparos em tubulações e até melhorias nos equipamentos. Essas correções preventivas são importantes para garantir que o sistema funcione de maneira mais segura e eficiente, especialmente durante os períodos de alta demanda, como no verão.
A boa notícia é que o serviço será retomado gradualmente após a conclusão da manutenção. No entanto, a Cedae recomenda que os moradores da região reservem água antes da quinta-feira e evitem tarefas que exijam grande consumo de água durante o corte.
Águas do Rio faz ações estratégicas
A Águas do Rio irá aproveitar a parada programada pela Cedae no Sistema Imunana-Laranjal, nesta quinta-feira (16), para executar uma série de melhorias operacionais e estruturais em suas redes e sistemas de bombeamento.
Entre as principais intervenções previstas, estão a substituição de válvulas em redes e reservatórios estratégicos e a modernização de sistemas de bombeamento. As obras incluem melhorias em estruturas essenciais, como os sistemas de bombeamento Marques Maneta, que atende 18 bairros de São Gonçalo, e Ipiíba, responsável por reforçar o abastecimento de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.
“Essas ações são fundamentais para garantir mais eficiência e segurança no sistema de abastecimento. Aproveitamos esse período de parada para realizar melhorias importantes, com o menor impacto possível para a população. É essencial que todos façam o uso consciente da água durante esse intervalo, já que o retorno do abastecimento acontece de forma gradativa após a retomada da produção”, destaca Diogo Freitas, diretor-executivo da Águas do Rio.
Assim que a Cedae retomar a operação do Sistema Imunana-Laranjal e a produção de água alcançar 100% da capacidade, terá início a etapa de normalização gradativa do abastecimento, que poderá levar 72 horas ou prazo superior, especialmente em áreas elevadas, pontas de rede e locais onde forem detectadas ocorrências neste período.
A Águas do Rio diz que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, com atendimento gratuito por ligação e mensagens via WhatsApp.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!