Cidades

Jacaré escolhe passar festa da virada em condomínio no Rio

Uma visita inusitada chamou a atenção de Marcelo Cruz, morador de um condomínio no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeio, na manhã desta quinta-feira (30): um jacaré apareceu na porta do apartamento dele. O animal, da espécie papo-amarelo, estava na entrada da residência quando o homem se preparava para passear com o cachorro de estimação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe do quartel do Recreio dos Bandeirantes foi acionada, por volta das 6h20, e resgatou o animal. O jacaré foi encaminhado para o Canal de Sernambetiba, local que representa seu habitat natural.

Essa não é primeira vez que a espécie é vista circulando pela região, como aponta o mestre em Ecologia e especialista em Gestão e Ecossistemas Costeiros, Mário Moscatelli.

Para o biólogo, a saída do animal de seu habitat natural para o meio urbano se justifica pela supressão de ecossistemas e a busca por alimentação. Além disso, a região de Jacarepaguá, Recreio e Barra da Tijuca são áreas propícias para aparições de Jacaré de Papo-Amarelo.

"A baixada de Jacarepaguá significa 'terra de jacarés'. O crescimento urbano no local surpime brejos, lagoas e faixas marginais de proteção, que são os ambientes naturais desses animais. Eles estavam há muito mais tempo que nós por aqui. Provavelmente, se tiverem sorte, continuarão quando não estivermos mais, afinal são animais que já sobreviveram a extinções em massa no passado. Infelizmente, o homem tem submetido a fauna residual a mais uma prova de fogo. O urbano invade sistematicamente o natural"

Mário Moscatelli, biólogo

Dicas

O especialista ainda orienta que em casos como esses, a população não interaja e nem pertube o animal. O ideal é fazer contato com o Corpo de Bombeiros e/ou a patrulha ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que saberão o que fazer e evitarão transtornos, tanto para os humanos quanto para os jacarés.

Em setembro e em julho deste ano, animais da mesma espécie já surpreenderam moradores de São Gonçalo, e Niterói.

< Prazo para prova de vida de aposentados federais terminam nesta sexta Trânsito caótico na Ponte e principais vias no sentido Região dos Lagos <