Cidades

Larvas encontradas em produtos de mercados em Maricá e São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Larvas encontradas em produtos de mercados em Maricá e São Gonçalo
l. Os agentes constataram ainda irregularidades estruturais em 23 estabelecimentos.  Foto: Procon

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou Operação Boa Mesa em supermercados nesta quarta (8) e quinta-feira (9) para apurar denúncias de consumidores. A fiscalização aconteceu em 11 municípios das Regiões Metropolitana, dos Lagos, Serrana, Costa Verde, Baixada e Norte Fluminense.

Em Maricá, foram encontradas larvas em um pedaço de bacon e sujeira acumulada na câmara congelada, que foi interditada. Em São Gonçalo, também foram encontradas larvas em alimentos, desta vez na azeitona. Além disso, o setor de estocagem da padaria de um estabelecimento de Araruama foi parcialmente interditado, pois os fiscais encontraram baratas no local. Os agentes constataram ainda irregularidades estruturais em 23 estabelecimentos. 

A fiscalização aconteceu em 11 municípios das Regiões Metropolitana, dos Lagos, Serrana, Costa Verde, Baixada e Norte Fluminense. Ao todo foram fiscalizados 31 estabelecimentos e 28 foram autuados.

A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual de Fazenda e da Delegacia do Consumidor. Os fiscais encontraram 1.519,3 kg de alimentos impróprios para consumo, que foram descartados. Dentre eles estavam alimentos vencidos (261,2 kg), sem informação quanto à data de validade e manipulação (885 kg), mal armazenados (349,3 kg) e carne pré-moída (23,8 kg). Carnes diversas, laticínios, produtos em conserva, massas, doces prontos e misturas para bolos foram alguns dos itens descartados.

“Estamos cientes da importância que o segmento tem no cenário econômico, gerando milhares de empregos e movimentando a economia. As reuniões com a Associação de Supermercados do RJ são permanentes.  A observação da validade dos produtos perecíveis deve ser acompanhada de forma rígida pela fiscalização do Procon. Os supermercados precisam se organizar de forma contínua para que não sejam oferecidos produtos vencidos nem impróprios aos consumidores” declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

A ação aconteceu no Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaguaí, Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Maricá, Araruama, Mangaratiba, Macaé e Teresópolis. Nestes dois últimos, a fiscalização ocorreu no final da última semana.

< Após cirurgia, senador Romário segue internado no Rio Evento da Sony finalmente dá motivos para fãs comprarem o Playstation 5 <