Cidades

Loja que jogava lixo em via pública é multada em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Loja que jogava lixo em via pública é multada em São Gonçalo
|  Foto: Foto: Ascom SG
Ação faz parte da campanha "Limpa São Gonçalo". Foto: Ascom SG

A população gonçalense vem abraçando a cada dia mais a campanha "Limpa São Gonçalo", lançada há cerca de dois meses pelo prefeito Capitão Nelson, e que tem como objetivo acabar com o descarte irregular de lixo nas ruas, avenidas, rios, praças e calçadas da cidade, conscientizando moradores e comerciantes.

Na tarde desta quinta-feira (14), a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas recebeu denúncia de despejo de entulho na calçada da Avenida Presidente Kennedy, esquina com a Rua Carlos Gianelli, no Centro. 

De posse dos dados, os fiscais foram até o local e constataram que uma loja estava realizando uma obra em sua fachada e que toda sobra de material estava sendo descartada irregularmente na via pública. A loja foi autuada e multada em 50 Ufisg (cerca de R$ 2 mil) e obrigada a retirar todo o lixo da calçada. 

Quem presenciou a ação da fiscalização aplaudiu a iniciativa.

"Um absurdo o que estavam fazendo. Gostei muito da atuação dos fiscais e acho que somente deste jeito é que vão parar de jogar lixo na rua. Moro no bairro de Nova Cidade, a coleta acontece três vezes por semana, mas alguns moradores e comerciantes insistem em jogar lixo na antiga linha do trem. Aí, quando chove, sofre todo mundo com as enchentes", garantiu a costureira Cláudia Rita de Almeida, de 39 anos. 

A campanha "Limpa São Gonçalo" começou atuando de forma educativa, com o intuito de conscientizar a população; e, em caráter permanente, os infratores que insistirem na prática ilegal serão punidos em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos pelas equipes de fiscalização.

As multas diárias podem ultrapassar o valor de R$ 500. As denúncias podem ser feitas através do telefone 0800 031 1511.

"A princípio nosso objetivo é conscientizar todos os comerciantes e moradores para que coloquem seu lixo na rua no horário adequado. Estamos realizando um trabalho com muita informação, principalmente para que todos entrem nessa campanha e nos ajudem a manter uma cidade limpa e organizada”, declarou o subsecretário de Fiscalização de Posturas, Rhandal Juliano.

< Entregadores de aplicativo fazem paralisação em Niterói Nova jóia do Flamengo brilha na Copa do Brasil Sub-17 e chama a atenção de europeus <