Cidades

Longas filas em Niterói na retomada da dose de reforço contra Covid-19 

Imagem ilustrativa da imagem Longas filas em Niterói na retomada da dose de reforço contra Covid-19 
Na Policlínica Doutor Sérgio Arouca, no bairro Vital Brasil, longas filas foram registradas. Foto: Karina Cruz

O primeiro dia de retomada para aplicação da dose de reforço das vacinas contra Covid-19, em Niterói, foi movimentado em unidades de saúde na manhã desta segunda-feira (27). O cronograma precisou ser suspenso por conta do Natal, sendo retomado nesta segunda.  

Filas foram registradas em diferentes regiões da cidade. Na frente da Policlínica Doutor Sérgio Arouca, no bairro Vital Brasil, na zona sul da cidade, muitos que aguardavam a vez, puderam finalmente serem vacinadas já outras buscavam informações, como foi o caso do mecânico Bruno Pessoa, de 46 ano, morador de Icaraí.  

Segundo ele, apesar de ter tomado as duas doses da CoronaVac, pelo aplicativo Conecte SUS estava registrado apenas uma aplicação realizada. 

“Vim aqui para ver se irei conseguir tomar a terceira dose, estou com o cartãozinho que comprova que tomei a primeira e a segundo dose da CoronaVac”

Quem estava à espera da vacina também era moradora do Largo da Batalha, a técnica de enfermagem Rosimere Alves, de 56 anos.

“Quando eu me vacino eu não estou apenas me protegendo, estou protegendo também as pessoas que estão do meu lado, família, amigos etc. É muito importante tomar a terceira dose assim nos sentimos mais seguro”

Segundo profissionais que estavam trabalhando na unidade, até as 9h40, 254 pessoas já haviam recebido a terceira dose da vacina contra a Covid-19. No local estavam sendo aplicadas as vacinas AstraZeneca, Janssen, CoronaVac e Pfizer. 

Na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no bairro São Lourenço, também foram registradas filas que estava seguindo até o lado de fora da unidade. 

Locais de vacinação

 
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil. 

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto. 

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu. 

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço. 

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca. 

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga. 

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca. 

Documentos

Dose de reforço/terceira dose: 
 
Identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da segunda dose. 

Janssen: Identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da dose única. 

Segunda dose: 
 
Adultos: identidade, CPF e comprovante de residência 

Adolescentes: identidade, CPF e comprovante de residência. É necessário a presença do responsável legal. 

Suspeita de Ômicron em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo informou nesta segunda-feira (27) que investiga dois casos suspeitos da variante Ômicron no município. Na última sexta-feira (24), Niterói também já tinha anunciado suspeitas, através do prefeito Axel Grael (PDT).

Segundo o Executivo gonçalense, uma pessoa, que não teve a identidade revelada, apresentou sintomas leves após uma viagem internacional. Ela está em isolamento social desde que retornou e aguarda o resultdo do sequenciamento genético para confirmar ou descartar a suspeita. A prefeitura ressaltou ainda que o exame ainda não foi liberado pelo estado e acompanha diariamente o procedimento através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de São Gonçalo (CIEVS-SG).

Em relação à segunda suspeita, houve uma comunicação de um laboratório privado na última sexta-feira (24). No entanto, a pessoa consta como moradora de Niterói, mas o laboratório mostra o endereço de São Gonçalo. A prefeitura está buscando mais informações para coletar o exame para o sequenciamento.

< Bolsonaro passará réveillon em Santa Catarina Maricá levanta bandeira de apoio às vítimas das enchentes na Bahia <