Cidades

MAC celebra 25 anos com exposições e entrada gratuita em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem MAC celebra 25 anos com exposições e entrada gratuita em Niterói
Museu de Arte Contemporânea (MAC) completa 25 anos nesta quinta (2). Foto: Arquivo/ Pedro Conforte

Considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo e cartão postal da cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói comemora seus 25 anos nesta quinta-feira (2). Símbolo da cidade sorriso, o 'disco voador', como é carinhosamente chamado por conta de sua arquitetura futurística, é assinado por Oscar Niemeyer.

"Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto".

Oscar Niemeyer (2006)

Para comemorar a data, o museu terá uma programação especial e entrada gratuita durante todo o mês. Os visitantes terão acesso a 7 exposições, que irão ocupar todos os espaços: galerias internas, rampa e praça. E outras programações artísticas e culturais, que estarão abertas ao público a partir do dia 8 de setembro.

Localizada no Mirante da Boa Viagem, a obra, que foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996, já recebeu inúmeras exposições e visitantes de diversos países que querem conhecer o cartão postal da cidade. Para o prefeito de Niterói, Axel Grael, o museu é um importante marco da pluralidade cultural, além de sinônimo da vanguarda.

"Os traços marcantes do gênio Oscar Niemeyer atraem olhares de todo o mundo para o mirante da Boa Viagem, onde as curvas do Museu de Arte Contemporânea se integram à exuberante paisagem da Baía de Guanabara. Em 2021, ao completar 25 anos, o MAC se ratifica como um dos principais espaços culturais do país e encara o desafio de se aproximar ainda mais dos niteroienses".

Axel Grael

O MAC faz parte de um conjunto de 27 obras que o arquiteto selecionou como as mais importantes em quatro cidades. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2015, o museu já recebeu mais de 2.800.000 pessoas e nomes como David Bowie, Juliette Binoche, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro. De acordo com o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, a contribuição para a arte, para a educação, inclusão e integração social sempre foram constantes no local, que abriga uma das mais importantes coleções de arte contemporânea do país.

"Pensar Niterói é pensar no MAC. A identidade cultural da cidade é marcada por esse patrimônio valioso, que é uma referência mundial na arquitetura, graças ao mestre Niemeyer, que assinou as curvas futuristas do museu. Nesses 25 anos de MAC o legado é imensurável. Nossa cidade tem muito orgulho desse espaço, que projeta nossa cultura para o mundo", afirma Giordano.

Além de um grande monumento erguido em homenagem aos 25 anos na Praça do Museu, haverá uma exposição das obras da Coleção João Sattamini, no Mezanino. O público também terá acesso a trabalhos de importantes nomes da arte contemporânea brasileira como Lygia Clark, Tunga, Beatriz Milhazes e Ricardo Ventura.

Ao fim da visita, o visitante poderá conhecer um pouco mais da história do MAC e de sua construção, incluindo imagens históricas, documentos e o livro de ouro, que guarda depoimentos e assinaturas de grandes personalidades.

Ao longo do mês, o espaço receberá outras atrações como a Cia de Ballet, nos dias 11 e 12, que fará uma apresentação inédita criada para a comemoração dos 25 anos. Já no dia 23, acontecerá o Seminário de Arte e Cultura LGBTI, e a atividade de arte e cultura urbana “Basta ter princípios”, com transmissão nas redes virtuais. O objetivo é levar o museu para além do Mirante da Boa Viagem e das artes visuais, ocupando também as redes.

O visitante só conseguirá ver todas as exposições se for ao ambiente virtual da exposição Transeuntis Mundi e a praia da Boa Viagem, na mostra Samba Exaltação, que terá citações de compositores como Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Nelson Sargento, precisando estar dentro e fora do museu para conferir tudo.

Plano Museológico

Na próxima terça-feira (7) será lançado o 1º Plano Museológico do MAC, que garante um planejamento de cinco anos para as ações do museu. Além disso, o Conselho Deliberativo, decretado quando o equipamento foi inaugurado, será retomado. O objetivo é garantir que a participação popular fará parte do dia a dia do museu, trazendo também a população e os artistas niteroienses para discutir a gestão da instituição. Neste dia, o local estará funcionando apenas para convidados com horário marcado.

O museu também terá um programa de mediação geopoética guiada, reconhecendo a integração com o meio ambiente, a paisagem e os povos originários, despertando sensibilidades e afetos, por meio da arte e da memória.

"O MAC olha para o seu próprio passado, mantendo viva sua missão de ser um abrigo da arte contemporânea, mas se recolocando também como um museu que traz o novo, que pauta os debates importantes da sociedade e que busca, ativamente, retomar seu afeto com a cidade e com os niteroienses. Um museu de Niterói para o mundo”, analisa o diretor do MAC Niterói, Victor De Wolf.

Sobre as exposições

90 | 25 O conjunto das exposições do salão principal, varanda e mezanino forma a instalação 90 | 25. No salão principal estarão expostas obras de Oskar Metsavaht relacionadas aos 90 anos do Cristo Redentor, e a exposição se chama “Ícones e arquétipos”; na varanda, o diálogo entre obras da coleção Sattamini do MAC e obras de Oskar Metsavaht, intitulada “A simbologia da paisagem”; no mezanino, a mostra recebeu o nome de “A materialização do invisível”, com obras da coleção Sattamini. A curadoria é de Marcus de Lontra Costa.

Transeuntis Mundi Uma exposição inédita no Brasil fará parte das comemorações dos 25 anos do MAC: “Web Derive 01”, do projeto “Transeuntis Mundi”, da artista transmídia, pesquisadora e musicista brasileira, Cândida Borges, e do artista colombiano e escritor, Gabriel Mario Vélez. A obra, que já esteve em sete países, poderá ser vista em Niterói, primeira cidade brasileira a recebê-la, em duas versões: presencial, entre os dias 8 e 12 de setembro, e online, pelo site do MAC, até 30 de setembro. A exposição virtual mostrará por meio de imagens e sons as interações culturais, fruto da migração mundial.

Samba Exaltação segunda exposição individual do artista Felippe Moraes na instituição e parte da programação especial de celebração dos 25 anos do museu. A partir do dia 8 de setembro, o público poderá conferir um panorama dos trabalhos em néon produzidos desde 2019, todos inéditos no Rio de Janeiro. Com citações de compositores como Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Nelson Sargento. Eles tecem comentários filosóficos sobre o carnaval ausente, a pandemia e o atual contexto histórico e social do Brasil. A mostra terá conteúdo presencial e online, que pode ser acessado por QR codes espalhados pelo espaço e texto curatorial assinado pelo curador e pesquisador Alexandre Sá.

Monumento Comemorativo dos 25 anos do MAC Niterói O monumento aos 25 anos do MAC Niterói é uma obra criada para ser vista por todos os lados. Mais que uma alusão à idade do museu, ele é uma comemoração à arte. Um confronto de formas, que, através do Círculo Único – movimento criado por José Raul Allegretti, seu autor, se harmoniza nos olhos, mente e espírito de quem a vê. Curadoria de Priscilla Allegretti.

MAC Origens Uma instituição é feita da sua história e a do MAC Niterói começa antes mesmo da sua construção, na década de 1990. Neste espaço, será contado um pouco desse passado, em um pequeno recorte da trajetória. Por meio de imagens da construção, documentos, publicações, entre outros, é traçado um panorama das origens deste museu tão icônico e importante para Niterói.

Atividades Culturais na programação de aniversário

11 e 12 de setembro - Cia de Ballet da Cidade de Niterói

IMpReSsõeS é inspirada na estética da arquitetura modernista, época que se deu a ascensão arquitetônica brasileira. Oscar Niemeyer, uma das principais referências desse movimento, valoriza a beleza, as formas simples, a natureza e as pessoas, e é nessa premissa que nos inspiramos para fortalecer a ideia que os espaços só criam vida quando são habitados por gente. A apresentação acontecerá de forma itinerante. O espaço ambientado por uma trilha sonora será preenchido por esses corpos dançantes, criando formas, desenhos coreográficos e com os olhos marcados por uma pintura para exaltar a presença humana.

20 de setembro - Basta Ter Princípios: Projeto MAC Audiovisual

Um coletivo de arte urbana que promove, principalmente, batalhas de rodas de rima, que tiveram que ser adaptadas para o mundo digital por conta da pandemia. O evento, que inclui percussão, grafite, DJs, bgirls, bboys e batalhas de rima, será gravado no pátio do MAC, no dia 20 de setembro e, posteriormente, disponibilizado online. Durante a gravação o pátio do museu será fechado para evitar aglomerações.

23 de setembro - Seminário de Arte e Cultura LGBTI

Neste dia, serão realizadas rodas de conversa entre público e convidados sobre temas relacionados à arte e cultura LGBTI, incluindo a crise gerada pela pandemia, possíveis soluções e, também, sobre a parada LGBTI, que não aconteceu ano passado e nem este ano. A forma de participação será divulgada, em breve, nas redes do museu.

Serviço

Abertura das 7 exposições do MAC para o público
Data: 8 de setembro
Visitação: galerias – interior (de terça a domingo, das 11h às 16h) | pátio (de domingo a domingo, das 9h às 16h)

Período expositivo:

Até o dia 5 de dezembro de 2021

  • 90 | 25 - Ícones e Arquétipos - Salão Principal - com curadoria de Marcus de Lontra Costa
  • 90 | 25 - A simbologia da paisagem - Varanda - com curadoria de Marcus de Lontra Costa
  • 90 | 25 - A materialização do invisível - Mezanino - com curadoria de Marcus de Lontra Costa
  • Samba Exaltação – Praça - Texto Curatorial de Alexandre Sá
  • Monumento Comemorativo dos 25 anos do MAC Niterói - Praça - Curadoria de Priscilla Allegretti

Presencial, entre os dias 8 e 12 de setembro, e online, pelo site do MAC, até 30 de setembro

  • Transeuntis Mundi - Mezanino e virtual - Um projeto de Cândida Borges

Longa duração, sem data ainda para término

  • MAC Origens – Recepção - Coleção de imagens, documentos e objetos importantes na história dos 25 anos do MAC
  • A materialização do invisível (da Coleção MAC-João Sattamini)

O MAC fica no Mirante da Boa Viagem, sem número – Niterói.

Informações: 2722-1543 ou pelas redes @macniteroi. A entrada no mês de setembro será gratuita.

< Ação da Seap apreende celulares em presídios do Rio Pix disponibiliza troco e saque a partir de novembro <