Cidades

Mais de 100 caranguejos ilegais são apreendidos em feira de São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 100 caranguejos ilegais são apreendidos em feira de São Gonçalo
Ações aconteceram na feira de Alcântara. Foto: divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta semana ações regulares de fiscalização em feiras livres do município, com o intuito de inibir a comercialização ilegal de animais. Na primeira operação, que contou com o apoio do Comando de Polícia Ambiental (Cpam), os agentes visitaram a feira do Alcântara e apreenderam cerca de 130 caranguejos sendo comercializados no período de defeso, em que atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas. Este período é estabelecido de acordo com a época em que os animais se reproduzem na natureza.

As equipes encontraram os animais, muitos já mortos, na Rua Jovelino de Oliveira Viana. Os responsáveis não foram encontrados. Os caranguejos que ainda estavam vivos foram encaminhados para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), localizado na APA de Guapimirim. O caso foi registrado na 74ª DP (Alcântara).

Após a apreensão, as equipes foram até a Rua Yolanda Saad Abuzaid para verificar possível comercialização de aves silvestres. No entanto, foi observado a comercialização apenas de aves exóticas em que a comercialização é permitida. A partir do próximo domingo (24), a equipe do Meio Ambiente será acompanhada pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPAm).

"Estamos desde o início do governo em um constante trabalho de organizar a cidade em diversas frentes e, no caso das feiras, não poderia ser diferente. Essa ação não tem prazo de validade e vamos seguir reprimindo essa atuação violenta contra o meio ambiente", disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

< Manchester United consegue virada incrível com brilho de Cristiano Ronaldo Acidente provoca lentidão no trânsito do Centro de Niterói nesta quarta <