Dia a dia

Mais um dia de caos no BRT: 'Portas não fecham', lamenta usuária

Passageiros temem pela segurança nos ônibus

Por conta de superlotação alguns passageiros tiveram que se pendurar no BRT
Por conta de superlotação alguns passageiros tiveram que se pendurar no BRT |  Foto: Marcelo Tavares
 

"Isso é uma vergonha, as portas não fecham, não tem ar-condicionado e sempre tem que andar lotado. É uma vergonha para o trabalhador andar neste tipo de veículo". O relato indignado é da cozinheira Ana Valéria, usuária frequente do serviço de BRT. 

Na manhã desta quinta-feira (7), um veículo articulado apresentou problema mecânico e ficou parado por alguns minutos na faixa exclusiva, próximo da estação Guaporé. Tudo isso menos de 24 horas após outro ônibus articulado pegar fogo, desta vez na estação Mato Alto, em Guaratiba.

O incêndio na noite de quarta (6) se alastrou para a estação que ficou parcialmente destruída. A estação é uma das maiores e mais movimentadas do corredor Transoeste, que cruza a Zona Oeste do Rio. O incêndio foi combatido pelo Corpo de Bombeiros.

Leia+: Incêndio em estação do BRT muda rotina de trabalhadores no Rio

Ana Valéria diz que teme pela sua própria segurança por conta da precariedade dos ônibus articulados. Ela revela, inclusive, que deixou de viajar neste tipo de veículo.

"Eu já vi vários veículos desses pegando fogo, eu não me sinto segura andando em um BRT, não tem segurança. A situação é precária. Os ônibus estão desaparecendo das ruas e a opção que muita gente tem é andar de BRT. Se a gente contribui, temos que ter respeito, melhores condições de andar, para poder ir e vir", pontuou.

  • Mais um dia de caos no BRT: 'Portas não fecham', lamenta usuária
  • Mais um dia de caos no BRT: 'Portas não fecham', lamenta usuária
  • Mais um dia de caos no BRT: 'Portas não fecham', lamenta usuária
  • Mais um dia de caos no BRT: 'Portas não fecham', lamenta usuária
  • Mais um dia de caos no BRT: 'Portas não fecham', lamenta usuária
  • Mais um dia de caos no BRT: 'Portas não fecham', lamenta usuária
 

Já a diarista Rayane Cristina tem costume de pegar o BRT de segunda a sexta-feira na estação Guaporé, na Penha Circular. Ela não esconde o transtorno que passa como passageira.

"Isso é uma vergonha, a gente acorda cedo para ir trabalhar e muitas das vezes temos que descer do BRT no meio do caminho por conta de algum problema e acabamos chegando atrasados no trabalho, toda vez 

Segundo a Prefeitura do Rio, foi montado um esquema especial para atender a população na manhã dessa quinta-feira (7) na estação Mato Alto do BRT Transoeste. O embarque e o desembarque serão feitos no módulo parador e todos os serviços estão mantidos. Havendo reforço do serviço “diretão” Mato Alto - Alvorada, com operadores na estação para orientação aos usuários.

A prefeitura informou ainda que, a linha SP 803, que faz o trajeto Bangu x Sulacap, foi estendida até Campo Grande. Desta forma, os usuários de Campo Grande com destino ao Recreio e à Barra poderão pegar esta linha como opção, integrando com o BRT Transolímpica no Terminal Sulacap.

Pela manhã, equipes da prefeitura realizaram a limpeza e reparo na estação Mato Alto, atingida pelo incêndio na noite anterior. A estimativa é que a estação seja reaberta em até 15 dias.

O incêndio está sendo investigado pela Polícia Civil. Esta semana a polícia concluiu que dois incêndios ocorridos em abril teriam sido causados por ação humana intencional.

< Fluminense anuncia show de pagode no último jogo de Fred Dia do chocolate: veja os benefícios e os preferidos de cada signo <