Cidades

Manifestação não afeta coleta de lixo em Maricá

Trabalhadores da coleta de lixo realizaram manifestação na RJ-106. Foto: Karina Cruz.

Funcionários de uma empresa terceirada, que realiza os serviços de coleta de lixo e varrição em Maricá, realizaram na manhã desta quinta-feira (12), um protesto na RJ-106, em frente a sede da empresa, que fica em São José de Imbassaí. Mesmo por conta a manifestação, a prefeitura garantiu que os serviços prestados ao município não foram prejudicados.

De acordo com os funcionários, eles estão há três meses sem receber a cesta básica e com o pagamento salarial atrasado. Um protestante, que preferiu não se identificar, afirmou que a empresa não está cumprindo com as obrigações trabalhistas.

"Eles souberam que a gente ia parar, e comunicaram que iriam fazer o pagamento hoje", relatou.  

A prefeitura informou, através de nota, que a empresa foi procurada para dar explicações à administração municipal e informou que o protesto foi motivado por um problema no processamento da folha de pagamento que, ainda de acordo com a empresa, já foi resolvido.

Funcionários cobravam direitos trabalhistas. Foto: Karina Cruz.

O comunicado esclareceu também que a Prefeitura de Maricá não tem qualquer ingerência sobre as relações trabalhistas entre a empresa responsável pelo serviço e seus funcionários. 

Policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) estiveram no local, por volta de 9h30, e conversaram com os manifestantes, que cogitaram atear fogos em pneus para bloquear a via. Apesar da indignação, após a conversa os funcionários aceitaram realizar o protesto no acostamento da rodovia, sem atrapalhar o fluxo de veículos.

< Morto com marcas de tortura em rua de São Gonçalo Guedes diz que se houver segunda onda, governo pagará auxílio <