Parou tudo

Manifestação provoca congestionamento nas ruas do Centro do Rio

Manifestantes caminharam pela Avenida Rio Branco

or volta de 12h30 o  trânsito estava com retenções na Avenida Rio Branco
or volta de 12h30 o trânsito estava com retenções na Avenida Rio Branco |  Foto: Divulgação
 

Uma manifestação de militares provocou um intenso engarrafamento no Centro do Rio no início da tarde desta terça-feira (14). Policiais militares e homens do Corpo de Bombeiros inativos se concentraram na Candelária e iniciaram uma caminhada pela Avenida Rio Branco, com destino ao Tribunal de Justiça do Rio.

Por volta de 15h30 o  trânsito estava com retenções na Avenida Rio Branco no sentido Cinelândia com reflexos na Avenida Presidente Vargas, a partir da Rua Uruguaiana.

O protesto é contra o aumento de salário dado para servidores da ativa, que não foi repassado aos inativos. No entanto, essa não é a primeira manifestação dos militares. Há cerca de três meses eles se reuniram nas Laranjeiras. 

Os atos ocorrem porque em fevereiro, o Governo do Rio criou a Gratificação de Risco de Atividade Militar (Gram) para os riscos a que esses profissionais estão expostos. Mas contempla apenas os profissionais que estão na ativa. Aposentados e pensionistas foram excluídos.

O projeto da gratificação foi aprovado pela Assembleia Legislativa, mas o governador Cláudio Castro vetou uma emenda que estendia o benefício a inativos e pensionistas.

< Policiais realizam trabalho de parto em Niterói Henrique, da dupla Henrique e Juliano, tem arma apreendida <