Cidades

Maricá alerta para mudança de estágio por conta das chuvas

Imagem ilustrativa da imagem Maricá alerta para mudança de estágio por conta das chuvas
Já para as próximas 24 horas, há previsão de acumulados de chuva de mais de 60 mm. Foto: Pedro Conforte

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, declarou que o município entrou em estágio de atenção por conta das chuvas, nesta segunda-feira (7). O anúncio tem como base a previsão para as próximas 24 horas, de acumulados de chuva de mais de 60mm. Em Niterói, o tempo instável não deve dar trégua até quarta-feira (9), segundo a Defesa Civil.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, nas últimas horas, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) mostraram acumulados de até 20,19mm na cidade, registrados no distrito de Inoã.

Já em Niterói, de acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, na tarde desta segunda-feira (7) o céu seguiu encoberto com chuva fraca a moderada por conta da atuação da Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS). Associadas à ZCAS, a intensificação de áreas de instabilidade pode contribuir para chuva forte no período da noite.

Para terça-feira (8), a previsão é de que o tempo siga instável em Niterói, com céu encoberto e previsão de chuva contínua ao longo dia, podendo ser mais intensa entre a madrugada e manhã. Ainda são esperados acumulados elevados de chuva ao longo do dia. As temperaturas seguem amenas e os ventos fracos a moderados.

Somente na quarta-feira (9), a chuva começa a diminuir de intensidade e deve variar entre fraca a moderada em alguns pontos. As temperaturas estarão estáveis e os ventos estarão fracos a moderados. Mesmo assim, o o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil reitera os seguintes cuidados:

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros;
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
  • Evitar transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

< Flu na decisão do Brasileirão Sub-17; Fla eliminado na semifinal Multa de trânsito pode ser parcelada no cartão <