Logo Enfoco


    Cidades

    Maricá aposta em turismo e tecnologia

    Publicado 16/10/2019 às 21:28 | Autor: Eduarda Hillebrandt
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Fabiano Horta busca atrair investimentos para a cidade. Foto: Prefeitura Municipal de Maricá

    O potencial econômico de Maricá foi tema de um evento voltado para investidores nesta quarta-feira (16), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Diante do empresariado, a equipe econômica da Prefeitura de Maricá buscou mostrar solidez e estratégia.

    Para o prefeito Fabiano Horta, o desafio é aproveitar o ciclo de alta arrecadação com royalties para reestruturar a economia da cidade. "Nosso futuro está no turismo e na tecnologia" destacou.

    O prefeito afirmou, ainda, que o evento foi uma oportunidade de apresentar a carteira de projetos da cidade.

    "Reunir os projetos foi interessante, pois nos dá uma dimensão da complexidade do desafio, mas também demonstra uma alta capacidade de realização" comemorou o prefeito.

    A partir da avalancagem na exploração do petróleo no campo de Lula há quatro anos, Maricá passou a liderar a captação de royalties e participações no País. Com participação tímida no Produto Interno Bruto do estado do Rio — cerca de 0,91%, com 5,8 bilhões em 2016 — a cidade de Maricá busca atrair o setor privado.

    Através da receita petrolífera, o governo planeja construir um parque tecnológico para atrair startups, universidades e laboratórios. O setor ficará concentrado em Ubatiba, às margens da RJ-114.

    "O parque deve desenvolver tecnologia para o pré-sal e indústria de gás e petróleo. Nossa expectativa é de que o parque aumente a qualidade da arrecadação e dê mais estabilidade à receita da cidade", afirmou Thiago de Paula, superintendente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

    Quanto ao turismo, o carro-chefe deve ser a construção de um resort na área de restinga da Barra de Maricá. O consultor da Codemar, Milton Zuazani, destacou que o setor deve reduzir a dependência do turismo de veraneio.

    "Levantamos todos os atrativos turísticos e projetos para a área na cidade. Maricá tem potencial de criar uma gama de produtos turísticos, especialmente no turismo corporativo", afirmou Zuazani. Ele destacou o projeto de um centro de convenções em Barra de Maricá e a revitalização da Ponta Negra.

    Entre os empreendimentos em andamento, Igor Sardinha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, destacou os esforços para o licenciamento ambiental do terminal portuário de Ponta Negra e a construção do gasoduto Rota 3.

    Outra frente de trabalho é o fomento à microempreendimentos locais. O gerente de projetos do Instituto Darcy Ribeiro, Diego Maggi, informou que a cidade está produzindo um censo econômico. A pesquisa quer mapear todos os empreendimentos da cidade, inclusive os informais. Os dados devem estar disponíveis no segundo semestre de 2020.

    "A partir da pesquisa, poderemos elaborar políticas públicas para incentivar a regularização de negócios, identificar e investir na vocação econômica dos distritos e promover cursos de qualificação profissional" afirmou Maggi.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Reforço nas linhas intermunicipais de Itaipuaçu para Rio e Niterói

    Próximo artigo
    >

    Polícia frustra assalto a loja em Rio Bonito

    Relacionados em Cidades