Cidades

Maricá realiza campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

Imagem ilustrativa da imagem Maricá realiza campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio
Campanha aconteceu nesta terça-feira (7). Foto: Anselmo Mourão / Ascom Maricá

A Prefeitura de Maricá, em parceria com o Hemorio, realizou nesta terça-feira (07), uma campanha de doação de sangue no estacionamento do Shopping Boulevard Maricá, no Centro. A ação fez parte do segundo dia de atividades da Semana dos Direitos Humanos e mobilizou diversos moradores, coletando cerca de 120 bolsas de sangue que irão auxiliar até 360 pacientes que necessitam do material.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, esteve no local para doar sangue e ressaltou que a participação é um ato de solidariedade e conscientização, estimulando a mobilização de outros maricaenses.

"É fundamental termos no início da programação um debate sobre a natureza da nossa humanidade. A doação de sangue é um ato de amor, de solidariedade coletiva e é fundamental que possamos ter uma sensibilização social permanente sobre esse assunto. O sangue é um elemento importante da vida, e a população deve criar o hábito de doar, ajudando a salvar vidas."

Fabiano Horta, prefeito de Maricá

O secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos de Lima, afirmou que a atividade é uma forma de levar vida às pessoas com limitações de saúde e mostra que a população da cidade tem a solidariedade como um valor essencial.

“Essa ação é única dentro de toda a programação da Semana dos Direitos Humanos. Doar sangue é um ato muito nobre e necessário, porque doamos vida àqueles que precisam em um momento de tantas dificuldades. Dentre todas as atividades previstas, essa é uma ação que nos emociona e mostra que Maricá trilha cada vez mais o caminho da justiça social."

João Carlos de Lima, secretário

Rhonaltt Bueno, o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, também doou sangue durante a ação social.

Campanha

As pessoas que passaram pela tenda de doação de sangue nesta terça-feira (7) ressaltaram o impacto social da iniciativa. A ex-atleta Lucinete de Souza, de 60 anos, mora no bairro do Condado há dois anos e explicou que o hábito de doar sangue é algo que pode ser partilhado com a família.

“É muito importante poder doar sangue nessa atividade. Sempre estimulei meu filho a doar e, por isso, ele criou o hábito de contribuir desde os 16 anos, fazendo um trabalho solidário junto à torcida do Botafogo, mobilizando todos a doarem sangue. Cheguei cedo para participar e peço que todos que possam doar procurem um local de recolhimento, auxiliando aqueles que tanto precisam”, pontuou.

“Achei essa ação muito boa, principalmente por ser próximo a minha casa. Foi uma ótima experiência poder doar sangue aqui e fiz isso para ajudar outras pessoas que precisem. Chamei vários amigos para também participarem da doação e contribuírem”, completou Roselane Pereira, de 49 anos, moradora da Mumbuca.

Programação

A 3ª Semana dos Direitos Humanos de Maricá segue até este sábado (11) com atividades em diversos bairros, voltadas à conscientização dos moradores sobre os seus direitos. Nesta terça-feira (7), ocorreu a exibição do filme Marighella, no Cine Henfil, em dois horários: às 14h e às 19h. Na quarta-feira (8), ações sociais acontecem em Inoã e na Aldeia Indígena Mata Verde Bonita (em São José do Imbassaí), com peças teatrais, debates e oficinas. A programação completa pode ser acessada através do site da Prefeitura de Maricá.

< Árvore do Campo de São Bento vai ganhar escultura de São Francisco de Assis Presos com 130 kg de cocaína a caminho da Região dos Lagos <