Lamentável
De Maricá, torcedor do Botafogo que fez gestos racistas é demitido
Vinícius Ramos trabalhava na Prefeitura da cidade
A Prefeitura de Maricá informou através de uma nota nesta quinta-feira (15) que demitiu o torcedor do Botafogo que fez gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras na vitória por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, na noite desta quarta-feira(14).
O torcedor flagrado foi identificado como Vinícius Ramos, morador de Maricá, na Região Metropoltana do Rio, e trabalhava na Secretaria Municipal de Ciência de Tecnologia. Ele será investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
"A Prefeitura de Maricá demitiu o torcedor envolvido em atos racistas no jogo entre Botafogo e Palmeiras, quarta-feira (14/08), no Estádio Nilton Santos. Vinícius Ramos foi exonerado da função que ocupava na Secretaria de Ciência de Tecnologia [...] A Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais", diz a nota.
O prefeito Fabiano Horta, botafoguense, condenou o ato e comentou sobre os casos de racismo no futebol. ''O racismo é um crime que fere o ser humano em sua dignidade, e a nossa gestão não tolera qualquer forma de preconceito'", disse.
Nas redes sociais, o Botafogo informou que banirá o torcedor do estádio, além de excluí-lo do quadro de torcedor do Alvinegro. A diretoria do clube trabalhou junto com a Polícia Militar para identificar o torcedor.
Thairo Arruda, CEO do clube, valorizou a investigação e ainda aproveitou para alfinetar a La Liga (Campeonato Espanhol), onde o atacante brasileiro Vinícius Júnior sofreu diversos ataques racistas atuando pelo Real Madrid. "É assim que se acaba com o racismo, La Liga. Aprendeu?", escreveu no X (antigo Twitter).
É assim que se acaba com o racismo @LaLiga . Aprendeu? https://t.co/yRsud7Wj8p
— Thairo Arruda (@thairoarruda) August 15, 2024
Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O "torcedor" que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha… pic.twitter.com/OyOqULhCYx
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 15, 2024
Nota do Botafogo na íntegra
"Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O "torcedor" que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis.
Racismo é crime - e um crime sem perdão. O Botafogo está comprometido em combater de forma ativa este mal e não medirá esforços para garantir que tais atos não tenham lugar no esporte e na sociedade como um todo. O futebol tem um papel muito importante na construção social e influencia a vida de muita gente. Que os outros Clubes e entidades esportivas sigam o mesmo caminho e que esta mensagem de conscientização surta efeito.
Juntos, faremos o Botafogo e o Futebol um exemplo de respeito e igualdade."
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!