Segurança
Liberada Guarda Municipal armada em Maricá
Agentes também irão usar câmera corporal

A Prefeitura de Maricá regulamentou o porte de armas da Guarda Municipal nesta sexta-feira (26), com a publicação do decreto no Jornal Oficial do município. A medida, assinada pelo prefeito Washington Quaquá, ocorre após a Câmara de Vereadores aprovar o armamento da corporação e redefinir suas funções.
Segundo Quaquá, os agentes receberão treinamento especializado e atuarão com responsabilidade, aliados a tecnologia e inteligência para reforçar a segurança pública.
Nossos guardas serão preparados pelos melhores profissionais. Vamos usar inteligência e tecnologia a serviço da população para garantir uma Maricá ainda mais segura
O decreto estabelece critérios claros para o porte de armas, incluindo treinamento obrigatório, fiscalização constante e uso de equipamentos de monitoramento, como câmeras corporais. A iniciativa visa assegurar que a atuação armada seja transparente e respeite os direitos humanos.
GODAT
Como parte da nova estratégia, será criado o Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), formado por cerca de 150 guardas para atuar em áreas estratégicas do município. A medida integra a política de segurança voltada à prevenção e à proteção da população.
A Prefeitura destaca ainda o uso da tecnologia como ferramenta central na segurança pública. Atualmente, o Centro Integrado de Observação e Segurança Pública (Ciosp) monitora mais de 3 mil câmeras 24 horas por dia, incluindo 700 instaladas pela Prefeitura, com recursos de reconhecimento facial e leitura de placas.
O plano é expandir o sistema para mais de 7 mil câmeras, cobrindo todos os distritos do município, garantindo maior controle e transparência das ações dos agentes.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!