Corrida
Milhares de atletas em Maricá para Meia Maratona Internacional
Evento acontece neste final de semana em Itaipuaçu

Milhares de atletas se reúnem neste final de semana em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, para a primeira edição da Meia Maratona Internacional, em comemoração aos 211 anos da cidade. A iniciativa, que também é promovida pela Conexa Hub e pela Federação Estadual Rio de Atletismo, será realizada na orla do bairro Itaipuaçu, com direito a premiações para os melhores colocados.
De acordo com o secretário de Esportes, Filipe Bittencourt, o evento, que contará com cerca de cinco mil atletas, reforça a identidade esportiva no município: “Promover uma competição do porte da Meia Maratona Internacional confirma essa vocação da cidade, a prova disso foi o tempo recorde em que as inscrições foram esgotadas”, disse.
Personalidades
A primeira edição da Meia Maratona Internacional também contará com a presença de influenciadores que se destacam no universo das corridas, como Musser, Aliny Glaser, Lucas Vitoriano e Daniel Rangel, atleta do esporte adaptado que compete em cadeira de rodas. Outro destaque é a participação de Luciete Souza, primeira mulher a conquistar o lugar mais alto do pódio na estreia da tradicional Corrida da Ponte, em 1981, quando cruzou a linha de chegada descalça.
Economia e impacto social
A estimativa da prefeitura é de que o evento movimente cerca de 15 mil pessoas na cidade.
“Temos 38% dos inscritos moradores de Maricá e 62% de outras regiões do Brasil. Isso aquece a economia local, fomenta o turismo e gera empregos. Estimamos um impacto financeiro de aproximadamente R$ 2 milhões”, afirma Rafael Prefeitinho, diretor de prova da Meia Maratona Internacional de Maricá.
Segundo ele, o sucesso da prova já inspira planos ambiciosos. “Queremos transformar o evento em uma maratona completa em 2026. Tivemos 5 mil inscrições esgotadas em apenas quatro minutos. Isso mostra o potencial da corrida. Já estamos trabalhando na segunda edição com a intenção de torná-la parte permanente do calendário oficial de eventos da cidade”, completa.
Meia Maratona Internacional
A programação começa no sábado (24) com a Corrida Infantil, dedicada a crianças de 2 a 14 anos, reforçando a integração entre esporte e família desde a infância.
No domingo (25), a orla de Itaipuaçu recebe os percursos de 21 km, 10 km e 5 km. Segundo a prefeitura, a proposta é democratizar a corrida, incentivando a participação de atletas experientes, iniciantes e caminhantes.
Trânsito
Para viabilizar o evento com segurança, haverá interdições totais e parciais em trechos da orla e da Avenida Oscar Niemeyer no dia 25. Também estará proibido o estacionamento ao longo da orla durante o evento, para garantir a passagem dos atletas.
A partir das 22h de sexta-feira (23), o trecho da orla entre as ruas Nossa Senhora de Aparecida e Dom Pedrito será interditado para a montagem das estruturas. No dia da prova, das 3h às 12h, toda a orla estará fechada ao tráfego de veículos, sendo liberada gradualmente conforme o encerramento das provas.
A Avenida Oscar Niemeyer funcionará em sentido único em direção à Rua Professor Cardoso de Menezes, a partir da Avenida Zumbi dos Palmares, também no período entre 3h e 12h do dia 25.
Segundo a prefeitura, as interdições e o deslocamento dos atletas serão monitorados e orientados pela Sectran e pelos demais órgãos de ordenamento público do município.
Serviço
Data: 24 de maio (sábado)
Corrida Infantil (2 a 14 anos);
Horário: 8h às 11h.
Data: 25 de maio (domingo)
Percursos 21 km, 10 km e 5 km;
Horários:
Meia Maratona (21 km): 5h20;
Corrida 10 km: 7h30;
Corrida 5 km: 8h30;
Local: Orla de Itaipuaçu.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!