Logo Enfoco


    Altas temperaturas

    Praias de Niterói e Maricá com alerta de perigo para banhistas

    Sol e calor marcam fim de semana, mas mar agitado exige atenção

    Publicado 14/02/2025 às 18:14 | Atualizado em 15/02/2025 às 7:56 | Autor: Abel Henrique
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O fim de semana promete sol e calor, mas o mar pede atenção
    O fim de semana promete sol e calor, mas o mar pede atenção |  Foto: Quintanilha Filho

    Prepare o protetor solar e a cadeira de praia, porque o fim de semana promete muito sol e altas temperaturas. Com sensação térmica podendo chegar aos 35°C, quem puder vai querer curtir o calor à beira-mar, mas atenção: o mar está de ressaca, e as ondas seguem grandes, principalmente nas praias de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, e Itaipuaçu, em Maricá, ambas na Região Metropolitana do Rio. Segundo a Marinha, o sol continua forte na região, o que exige cuidado dos banhistas.

    Mesmo com o mar agitado, muita gente já garantiu seu espaço na areia. O estudante Júlio César Peixoto, 23 anos, saiu de São Gonçalo esperando tomar um banho de mar, mas encontrou um desafio:

    "Tá difícil entrar no mar. Hoje vim na expectativa de tomar um banho, mas com essas ondas altíssimas não tem nem como. Ficar nesse sol torrando também não dá. Trouxe um protetor e uma cadeirinha para me proteger enquanto espero as ondas acalmarem. Quero muito conseguir entrar na água até o fim do dia", disse o estudante.

    Subtenente recomenda que os banhistas permaneçam próximos aos postos de socorro para maior segurança
    Subtenente recomenda que os banhistas permaneçam próximos aos postos de socorro para maior segurança |  Foto: Quintanilha Filho

    A recomendação dos especialistas é de prudência. O subtenente do Corpo de Bombeiros Márcio Sardella, 44 anos, reforça os cuidados necessários:

    "São 26 anos de serviço, e a recomendação para todo banhista é evitar o banho de mar por causa da chegada do swell. Caso fique na praia, o ideal é permanecer próximo ao posto dos guarda-vidas para facilitar nossa visualização. Além disso, é essencial evitar bebidas alcoólicas, pois elas reduzem a percepção do perigo e aumentam a coragem para entrar no mar. A bandeira vermelha estará hasteada durante todo o fim de semana, e o alerta da Marinha segue até domingo", disse Sardella.

    Se para alguns o mar revolto é um problema, para outros é sinônimo de boas vendas. O vendedor ambulante David Guimarães, 31 anos, celebra a movimentação.

    "Quando o mar está agitado, é até bom para mim! A galera vem para a prainha e aglomera aqui. Meu setor de trabalho é na prainha, então isso me favorece. A demanda fica grande", disse animado.

    Para David Guimarães, vendedor de sanduíches, as ondas altas não afetam, suas vendas
    Para David Guimarães, vendedor de sanduíches, as ondas altas não afetam, suas vendas |  Foto: Quintanilha Filho

    Já os banhistas mais aventureiros tentam aproveitar a emoção das ondas. Estephany Palmiere e Renan Vieira, ambos de 27 anos, não desistiram tão fácil.

    "A gente tenta entrar assim mesmo, mas hoje está difícil. Já tomamos alguns caldos, mas valeu a experiência. Vamos ver se a maré baixa mais tarde", comentaram.

    O mar deve continuar agitado até segunda-feira, então vale curtir o sol na areia e garantir o bronzeado com segurança. O fim de semana promete ser quente, e a praia segue como o melhor refúgio para enfrentar as altas temperaturas!

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Papa é internado para tratar de bronquite: 'sereno'

    Próximo artigo
    >

    Quadrilha de 'gringos' é presa pela PRF na Região Serrana

    Relacionados em Maricá