Cidades
Marinha emite alerta para formação de ciclone na costa brasileira
A Marinha do Brasil emitiu alerta para a possibilidade de formação de um ciclone com características subtropicais na costa brasileira, a partir desta quinta-feira (23).
Para a análise, a instituição contou com auxílio do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB).
Segundo nota do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a formação do ciclone está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está entre 26ºC e 27ºC. Caso a intensidade dos ventos alcance ou supere 63 km/h, o fenômeno será reclassificado como tempestade subtropical “Kurumí”, expressão em tupi-guarani que significa “menino”.
A provável área de formação do ciclone subtropical será em alto-mar, entre o norte do estado do Rio de Janeiro e o sul do estado do Espírito Santo. A previsão é de deslocamento inicial para Sul, podendo também afetar as condições de tempo e mar entre os estados de Santa Catarina e Bahia, a partir de quinta-feira pela manhã. São esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade até 87 km/h em alto-mar. Entre o estado do Rio de Janeiro e Bahia, com possibilidade de início nessa quinta, pela manhã, até o sábado (25).
Ressaca
Ainda segundo a Marinha, os ventos poderão provocar agitação marítima, resultando em ondas de direção de Sudeste a Leste e altura variando em 3 e 4 metros no alto-mar, entre o estado de Santa Catarina, ao norte de Laguna e o estado do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo. Também é esperada a agitação marítima resultando em ondas de direção de Nordeste a Norte e altura entre 3 e 4 metros em alto-mar, entre o estado do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo e o estado da Bahia, ao sul de Caravelas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!