Sucesso!
Mercado Municipal de Niterói recebe meio milhão de pessoas em 1 mês
Novo espaço atrai moradores de todo o estado e turistas
O Mercado Municipal de Niterói completa um mês de portas abertas neste domingo (27) comemorando quase meio milhão de visitantes no período. E como o que é bom ainda pode melhorar, o empreendimento está cheio de novidades, como a chegada de novos renomados restaurantes, como Frontera e Corujão da Cadeg.
"Estou muito feliz. Tá sendo um sucesso! Queria agradecer à população, a todos os comerciantes que acreditaram no projeto e a todos que estão lutando para que dê tudo certo. E está dando!", disse o empresário Marcelo Viana, responsável pelo empreendimento.
A dona de casa Fatima Conceição, de 64 anos, ficou encantada ao conhecer o novo espaço gastronômico da cidade.
"VIm conhecer após minhas amigas falarem do lugar. E realmente não tem como não gostar. Tem tudo o que nós precisamos. Estou saindo cheia de produtos naturais, fresquinhos, e ainda almocei uma comida deliciosa no Buteco do David. Ainda tirei foto com a estátua dele. Que lugar encantador!", resume a niteroiense.
Localizado na Avenida Feliciano Sodré número 488, o Mercado tem 9.700 metros quadrados e 172 lojas de gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria, entre outros serviços. O local passou por uma grande revitalização, com a preservação das características do prédio original e ajustes internos para adequá-lo à atualidade.
Quem visitar o Mercado Municipal de Niterói vai encontrar no térreo um espaço para comercialização de frutas (com espécies raras e de cultivo orgânico e oriundas da economia familiar), verduras, legumes, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. Os restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega estão no mezanino. O cuidado com o meio ambiente também está presente. O local conta com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.
HISTÓRIA
O prédio do Mercado Municipal de Niterói faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária da cidade e possui significativa importância histórica. Em 1977, após o fechamento do Mercado, o espaço passou a ser o Depósito Público Estadual. O local também serviu como base para o CEASA (Centrais de Abastecimento), e um centro de assistência social.
A revitalização do espaço inclui uma intervenção urbanística e paisagística no entorno imediato e adjacências do Mercado. Essa requalificação urbana e paisagística envolve a reestruturação viária do local, a criação de novas centralidades e de um novo polo turístico e entretenimento, geração de empregos e renda para o município.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!