Monkeypox

Morador de Maricá com varíola dos macacos está isolado

Paciente está estável, segundo a Secretaria Estadual de Saúde

O paciente procurou atendimento por conta própria diretamente no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Manguinhos
O paciente procurou atendimento por conta própria diretamente no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Manguinhos |  Foto: Pixabay
 

O morador de Maricá que foi diagnosticado com a varíola dos macacos está isolado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio.

A Secretaria Estadual de Saúde disse, nesta segunda-feira (20), que ele apresenta quadro clínico estável. O paciente não tem histórico de viagem para o exterior, mas relata ter tido contato com estrangeiros.

Segundo a Prefeitura de Maricá, o paciente procurou atendimento por conta própria diretamente no Instituto.

O primeiro caso registrado no estado foi de um homem de 38 anos, que reside em Londres e chegou ao Brasil no último dia 11. Ele foi atendido no INI/Fiocruz no dia 12 e, as amostras coletadas foram encaminhadas para análise no Laboratório de referência da UFRJ. 

O resultado do exame, concluído na última terça-feira (14), foi positivo para Monkeypox. O monitoramento dos pacientes e dos contactantes está sendo realizado pelas vigilâncias municipais com apoio da vigilância estadual.

Em maio, o CIEVS enviou comunicado de alerta às Secretarias Municipais de Saúde orientando quanto à detecção e ao monitoramento de possíveis casos da doença. A medida tem como objetivo garantir que as vigilâncias municipais e estadual sejam notificadas dos possíveis casos e possam fazer o acompanhamento da evolução da doença.

< Ameaças de ataque suspendem aulas em universidade do Rio PMs são acusados de invadir casas e fazer churrasco no Salgueiro <